DA REDAÇÃO: Nesta quarta-feira (31), soja e milho encerram com cotações em alta na Bolsa de Chicago

Publicado em 31/07/2013 18:58 e atualizado em 31/07/2013 20:33
Soja: Compradores voltam ao mercado e cotações tem dia de alta em Chicago. Com atenções voltadas para o clima nos EUA, mercado está na expectativa para a produção final da safra no país.

Nesta quarta-feira (31), soja e milho encerram em alta na Bolsa de Chicago. No final do pregão houve um grande volume de vendas para o vencimento novembro da soja, principal contrato nesse momento, já que o contrato agosto está em período de entrega e o volume será reduzido.

Segundo o analista de mercado, Pedro Dejneka, o aperto nos estoques da safra velha de soja continua, mas não é mais o foco do mercado, que agora presta atenção no clima e no tamanho da safra 2013/14 de soja e milho dos EUA.

“O clima é sempre um fator altista porque sempre haverá especulações de temperaturas muito altas ou muito baixas. Nas duas últimas semanas o clima foi favorável, principalmente com as chuvas na parte oeste do cinturão de produção norte-americano e, para as próximas duas semanas, as previsões climáticas também são boas”, afirma Dejneka.

O analista diz que a soja acima de US$ 12,00/bushel para novembro ainda está em um bom preço, principalmente levando em conta o valor do milho dezembro. Ainda existe bastante prêmio de clima embutido nos preços da soja, o que faz sentido, já que agosto é o principal mês para o clima em relação à soja. Com isso, a tendência é de baixa para as cotações da soja, mas durante o mercado climático pode ocorrer algo que provoque um repique de alta.

Na próxima segunda-feira (5), o USDA irá divulgar novos relatórios de condição de lavoura e de oferta e demanda. Dejneka afirma que o relatório de oferta e demanda para a soja em agosto é um pouco prematuro, mas para o milho é importante, então o USDA deverá apresentar um relatório mais conservador na próxima semana e em setembro a estimativa para o tamanho das safras dos EUA será melhor. Já o relatório de condições de lavoura deverá apresentar uma melhora na qualidade das lavouras de soja e milho.

Por: Raphael Salomão e Paula Rocha
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Terceira geração de família de agricultores deixa raízes no RS e parte para abrir terras em Juína, no Mato Grosso
Campeão do “Melhor História de um Agricultor” quis que sua história fosse exemplo para outras pessoas
Finalista do “Melhor História de um Agricultor” destaca honra e responsabilidade de contar história da família
Em Laguna Carapã/MS, lavouras de milho safrinha já devem registrar perda de produtividade depois de 15 dias de seca
Chuvas irregulares já interferem no potencial produtivo da safra de soja no RS mas produção ainda pode ser recorde no estado