DA REDAÇÃO: Tendência para preços do milho é de baixa, mas produtores com tecnologia podem ser bem remunerados

Publicado em 02/08/2013 13:48 e atualizado em 02/08/2013 15:57
Milho: Preços do cereal remuneram os produtores que investiram em alta tecnologia, conforme acredita analista. Excesso de produção concentrada na região Centro-Oeste, causa problemas de logística e falta do produto em outros estados. A expectativa é de preços mais baixos no segundo semestre.

Nesse momento, os preços para o milho estão pressionados, principalmente no Mato Grosso do Sul (MS). Porém, os produtores que possuem alta tecnologia e produzem mais de 150 sacas por hectare estão sendo remunerados.

“Vem se construindo uma verdadeira montanha de milho no Brasil, mas que está concentrada principalmente no Mato Grosso (MT) e em Goiás (GO). Já outras regiões, como o Nordeste, o Rio Grande do Sul (RS) e Santa Catarina (SC), vivem um quadro de escassez razoável do produto, ou seja, é um problema essencialmente de logística. Daí a importância de programas como o Pepro, que é uma intervenção do governo, já que os problemas de logística no país não são solucionados”, afirma Anderson Galvão, analista da Cereles Consultoria.

Na próxima semana, a Consultoria irá divulgar os primeiros dados sobre a intenção de plantio de milho para a safra 2013/14, mas Anderson já sinaliza que haverá uma redução na área plantada. No entanto, mesmo com essa redução, a tecnologia tem aumentado a produção de milho.

Diante desse cenário no Brasil e com a perspectiva de uma safra norte-americana favorável, a tendência para os preços do grão é de baixa, caso não haja nenhum imprevisto, principalmente pelo excesso de produto no Centro-Oeste do país. Porém, com investimento em tecnologia os produtores podem ser bem remunerados.

Por: João Batista Olivi e Paula Rocha
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Terceira geração de família de agricultores deixa raízes no RS e parte para abrir terras em Juína, no Mato Grosso
Campeão do “Melhor História de um Agricultor” quis que sua história fosse exemplo para outras pessoas
Finalista do “Melhor História de um Agricultor” destaca honra e responsabilidade de contar história da família
Em Laguna Carapã/MS, lavouras de milho safrinha já devem registrar perda de produtividade depois de 15 dias de seca
Chuvas irregulares já interferem no potencial produtivo da safra de soja no RS mas produção ainda pode ser recorde no estado