DA REDAÇÃO: Sindicatos rurais do RS não concordam em assinar acordo com Monsanto

Publicado em 02/08/2013 19:18
Royalties: Sindicatos rurais do Rio Grande do Sul não concordam com acordo da Monsanto, se posicionam contrários à proposta da Farsul. Com rendimentos insatisfatórios das sementes na safra passada, produtores precisam analisar individualmente se pagarão pela tecnologia contratada.

Nesta última quinta-feira (1), 66 sindicatos rurais do Rio Grande do Sul (RS) foram contra a proposta feita pela Farsul sobre assinar o acordo com a Monsanto a respeito dos royalties da soja.

Segundo o Presidente do Sindicato Rural de Santiago (RS), Julio Freitas, foi decidido que os produtores não irão assinar o acordo com a Monsanto, uma vez que eles não querem abrir mão do direito reivindicado judicialmente do ressarcimento da cobrança indevida dos royalties da soja RR1.

“Nós entendemos que esse negócio deve ser feito em nível do produtor com a empresa e que o agricultor deve pagar à Monsanto o valor da semente da soja RR2 Intacta se ele entender que ela trará renda dentro da atividade, sem abrir mão de nenhum direito, tratando essa tecnologia como qualquer outro produto do mercado”, diz Julio.

Julio afirma ainda que a Monsanto faz falsas afirmações sobre a soja Intacta, como o fato de que ela produz ganhos de produtividade. No entanto, a soja RR2 foi testada na região no último ano e chegou a produzir cerca de 600Kg por hectare a menos do que o normal.

Por: João Batista Olivi e Paula Rocha
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Terceira geração de família de agricultores deixa raízes no RS e parte para abrir terras em Juína, no Mato Grosso
Campeão do “Melhor História de um Agricultor” quis que sua história fosse exemplo para outras pessoas
Finalista do “Melhor História de um Agricultor” destaca honra e responsabilidade de contar história da família
Em Laguna Carapã/MS, lavouras de milho safrinha já devem registrar perda de produtividade depois de 15 dias de seca
Chuvas irregulares já interferem no potencial produtivo da safra de soja no RS mas produção ainda pode ser recorde no estado