DA REDAÇÃO: Medidas do governo para a cafeicultura devem melhorar preços para a próxima safra

Publicado em 05/08/2013 13:13 e atualizado em 05/08/2013 17:40
Café: Em Guaranésia (MG), produtores já venderam boa parte da produção a preços baixos. Como a colheita teve início em maio, cafeicultores precisam de medidas do Governo Federal com urgência para tentar melhorar a situação da cafeicultura no próximo ano.

Nesta segunda-feira (5), o governo deve liberar cerca de 6 bilhões de reais para apoiar o setor da cafeicultura. Desse recurso, 3 bilhões de reais serão destinados a garantir contratos de opções para o café com o objetivo de enxugar o mercado em 3 milhões de sacas. O restante do recurso será para cumprir medidas prometidas no último ano.

“Há 4 anos o preço do café não está tão baixo como nesse momento e esses recursos estão saindo muito tarde, uma vez que a colheita do café começa em maio e a essa altura os produtores já venderam grande parte da safra para conseguir realizar a colheita, com isso os estoques estão pequenos”, afirma a Presidente do Sindicato Rural de Guaranésia (MG), Cristina Ribeiro do Vale.

Segundo Cristina os cafeicultores precisam desses recursos com urgência para os preços do grão subirem e melhorarem a situação dos produtores para a próxima safra, já que este ano as medidas vieram aquém do prazo esperado.

Por: João Batista Olivi e Paula Rocha
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Terceira geração de família de agricultores deixa raízes no RS e parte para abrir terras em Juína, no Mato Grosso
Campeão do “Melhor História de um Agricultor” quis que sua história fosse exemplo para outras pessoas
Finalista do “Melhor História de um Agricultor” destaca honra e responsabilidade de contar história da família
Em Laguna Carapã/MS, lavouras de milho safrinha já devem registrar perda de produtividade depois de 15 dias de seca
Chuvas irregulares já interferem no potencial produtivo da safra de soja no RS mas produção ainda pode ser recorde no estado