DA REDAÇÃO: Com clima favorável nos EUA, soja mantém tendência de baixa na Bolsa de Chicago

Publicado em 06/08/2013 13:37 e atualizado em 06/08/2013 15:50
Mercado: Previsões climáticas indicam tempo favorável para as lavouras norte-americanas nas próximas duas semanas, fator que pressiona negativamente os preços futuros. Compradores esperam mercado cair, o que desacelera o volume de vendas. Tendência, segundo analista, é o mercado ceder mais um pouco.

Nos EUA, as condições climáticas para as próximas duas semanas são favoráveis e não mostram nenhum problema que possa vir a prejudicar o desenvolvimento das lavouras de soja. Nesse cenário existem mais vendas, com fundos liquidando posições, e o mercado segue pressionado na Bolsa de Chicago.

“Os compradores, vendo essas condições climáticas e a expectativa de safra cheia nos EUA, não compram e continuam esperando o mercado cair mais. Nesse momento não estão acontecendo muitas vendas e também não há compradores procurando soja. O produtor brasileiro também não está vendendo e nos EUA a única venda desta terça-feira (6) foi 110 mil toneladas para a China, mas o movimento para a safra nova está bem devagar e isso deixa o mercado mais leve ainda, com a tendência de ceder mais um pouco”, afirma o analista de mercado, Daniel D Avila.

O contrato agosto da Bolsa de Chicago já está acabando e o contrato setembro vai virá já se igualando com a safra nova, com a expectativa de começar a colher e chegar soja em abundância e será difícil acontecer repiques de alta no final do mês de agosto. No entanto, do mesmo jeito que a soja caiu, o dólar subiu bastante nesse período e o produtor ainda pode aproveitar essa oportunidade para ir fixando as vendas.

Segundo Daniel, os estoques nos EUA estão em cerca de 56,7 milhões de sacas, o que não é ideal, mas com a chegada da safra nova, se vier cheia conforme a previsão do USDA de 93 milhões de toneladas, o mercado terá bastante soja. Portanto, mesmo que os estoques estejam baixos, com a safra nova haverá muita soja disponível, o que deixa os preços mais fracos.

Na próxima segunda-feira (12), o USDA divulga um novo relatório de oferta e demanda que não deve apresentar grandes mudanças em relação ao último relatório. “A safra será muito grande, mesmo que o USDA modifique alguma coisa, o que não justifica o mercado voltar a subir. O mercado subiria apenas se ocorresse algum problema de clima agora ou perto da colheita devido à maturação atrasada da soja, mas nesse momento a tendência do mercado é de baixa”, diz Daniel.

Milho: A tendência para o milho é um pouco mais baixista do que para o trigo nesse exato momento porque a safra norte-americana praticamente já está definida, uma vez que o clima é muito importante no mês de julho e foi favorável.

Trigo: Com estoques menores e problema de qualidade na produção da Europa, os preços do trigo podem ganhar um pouco mais de força. No entanto, de forma geral, as safras de milho e trigo estão indo bem e os preços não devem voltar a subir rapidamente nesse momento.

Por: João Batista Olivi e Paula Rocha
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Terceira geração de família de agricultores deixa raízes no RS e parte para abrir terras em Juína, no Mato Grosso
Campeão do “Melhor História de um Agricultor” quis que sua história fosse exemplo para outras pessoas
Finalista do “Melhor História de um Agricultor” destaca honra e responsabilidade de contar história da família
Em Laguna Carapã/MS, lavouras de milho safrinha já devem registrar perda de produtividade depois de 15 dias de seca
Chuvas irregulares já interferem no potencial produtivo da safra de soja no RS mas produção ainda pode ser recorde no estado