DA REDAÇÃO: PR – Devido à falta de rotação de culturas, o solo começa a apresentar problemas de erosão

Publicado em 07/08/2013 13:19 e atualizado em 08/08/2013 10:17
Produtores devem pensar em produção mais sustentável para aumentar a produtividade da soja. Cerca de 12 milhões de hectares são voltados à produção de soja e milho no Paraná, mas, com falta de rotação, terras enfrentam problemas de erosão. Agricultor esqueceu da necessidade de fazer manejo e monitoramentos.

No Paraná, cerca de 12 milhões de hectares são voltados à produção de soja e milho safrinha no estado. Entretanto, com a falta da rotação de culturas o solo começa a apresentar problemas de erosão, segundo o coordenador estadual de grãos da Emater do estado, Nelson Harger.

O coordenador destaca que nos últimos anos a situação tem sido favorável à produção, os preços e consequentemente à rentabilidade dos agricultores. “Talvez nos próximos anos essa situação se ajuste um pouco, com preços menores e insumos mais altos. Então o produtor se esqueceu da necessidade de fazer o manejo e monitoramento”, afirma.

Além disso, o coordenador explica que os agricultores que trabalha com sistemas integrados aumentam a produtividade das lavouras e garante a sustentabilidade do sistema. Um exemplo é cultivar a braquiária juntamente com o milho, para que haja uma cobertura do solo e filtre melhor a água, conforme diz Harger.

Milho Bt – As primeiras proteínas de milho Bt estão perdendo a eficiência devido a uma ausência de organização para implantar as áreas de refúgio em quantidade necessária. “E com a entrada do Bt na soja há uma preocupação de perder as proteínas pela importância que pode representar dentro do manejo integrado de pragas. É preciso retomar no campo as ações de monitoramento e manejo”, acredita o coordenador.

Por: João Batista Olivi/Fernanda Custódio
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Terceira geração de família de agricultores deixa raízes no RS e parte para abrir terras em Juína, no Mato Grosso
Campeão do “Melhor História de um Agricultor” quis que sua história fosse exemplo para outras pessoas
Finalista do “Melhor História de um Agricultor” destaca honra e responsabilidade de contar história da família
Em Laguna Carapã/MS, lavouras de milho safrinha já devem registrar perda de produtividade depois de 15 dias de seca
Chuvas irregulares já interferem no potencial produtivo da safra de soja no RS mas produção ainda pode ser recorde no estado