DA REDAÇÃO: Nesta tarde soja devolve ganhos conquistados durante pregão eletrônico

Publicado em 09/08/2013 13:32 e atualizado em 09/08/2013 15:06
Grãos: Mercado recua e devolve parte dos ganhos que tinha adquirido na manhã desta sexta-feira (9). Expectativas para o relatório de oferta e demanda do USDA, que será divulgado na segunda-feira (12), contribuem para o ajuste das posições. A produtividade da safra nova nos Estados Unidos continua com expectativas positivas.

Na tarde desta sexta-feira (9), o mercado da soja devolve os ganhos conquistados durante a manhã, quando estendia o movimento iniciado na sessão de ontem (8) devido a ajustes de posições dos traders em relação às expectativas sobre o relatório do USDA, que será divulgado na próxima segunda-feira (12).

“Muitos desses participantes vinham ajustando as posições depois das fortes quedas que o mercado sofreu, então acabou ocorrendo um repique, mas as perspectivas em termos de produtividade para a safra nova dos EUA ainda continuam extremamente positivas”, afirma o analista de mercado, Stefan Tomkiw.

A transição do mercado de um cenário de estoques apertados para uma boa perspectiva de recomposição mantém uma volatilidade nas cotações. Além disso, o mercado vem sofrendo uma pressão recente devido a perspectivas climáticas positivas. Porém, ainda existe algum receio sobre o clima em relação à segunda quinzena de agosto. Alguns analistas comentavam que a geada pudesse afetar as lavouras dos EUA no final do seu desenvolvimento, mas as indicações climáticas começam a mostrar que haverá um retorno de temperaturas levemente altas no final do mês, o que retira o receio das lavouras serem prejudicadas por uma geada.

Milho: A fase mais importante em termos de clima para o milho já está basicamente concluída, com isso as perspectivas são extremamente positivas e o mercado só aguarda a validação dessas expectativas com os números do USDA na próxima segunda-feira (12).

Trigo: Mesmo com a demanda aquecida, o trigo ainda segue com um mercado pressionado frente à perspectiva de uma boa produção mundial.

Por: João Batista Olivi e Paula Rocha
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Terceira geração de família de agricultores deixa raízes no RS e parte para abrir terras em Juína, no Mato Grosso
Campeão do “Melhor História de um Agricultor” quis que sua história fosse exemplo para outras pessoas
Finalista do “Melhor História de um Agricultor” destaca honra e responsabilidade de contar história da família
Em Laguna Carapã/MS, lavouras de milho safrinha já devem registrar perda de produtividade depois de 15 dias de seca
Chuvas irregulares já interferem no potencial produtivo da safra de soja no RS mas produção ainda pode ser recorde no estado