DA REDAÇÃO: Próximo relatório do USDA deve ser neutro, diz Consultor

Publicado em 09/08/2013 18:59
Grãos: Alta não se sustenta e semana termina com cotações em queda em Chicago. Relatório do USDA pode não surpreender, mas ainda é balizador dos preços internacionais. Para o milho, tendência ainda é baixista diante do aumento da oferta no mundo neste segundo semestre.

Na próxima segunda-feira (12), o USDA (Departamento de Agricultura dos EUA) divulga um novo relatório.

Segundo o consultor em agronegócios, Ênio Fernandes, o USDA nunca é muito agressivo nas suas posições porque o departamento regula os preços em todo o mundo e deve apresentar um relatório neutro na próxima semana, uma vez que o clima não interferiu nas lavouras dos EUA, já o relatório do mês de setembro pode ser mais impactante.

As cotações de soja da safra velha não devem apresentar maiores quedas devido ao estoque reduzido. Já para a soja da safra nova, os preços podem apresentar algum repique no final do mês de agosto ou início de setembro. Ênio diz que o produtor deve ter um preço na cabeça e por meio dele fazer as suas pré-fixações.

Milho: Na próxima terça-feira (13), o governo fará um leilão de Pepro no Mato Grosso do Sul (MS) para comprar 100 mil toneladas de milho. Ênio acredita que esse leilão é para testar a demanda pelo grão e é necessário mais leilões como esse para conseguir amenizar a queda nos preços do milho: “Nesse momento só o Brasil e a Ucrânia tem milho, mas daqui a 60 dias a Europa e os EUA também irão ofertar, com isso a situação dos produtores brasileiros pode piorar, uma vez que além de preços baixos, também faltará liquidez.

Por: João Batista Olivi e Paula Rocha
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Terceira geração de família de agricultores deixa raízes no RS e parte para abrir terras em Juína, no Mato Grosso
Campeão do “Melhor História de um Agricultor” quis que sua história fosse exemplo para outras pessoas
Finalista do “Melhor História de um Agricultor” destaca honra e responsabilidade de contar história da família
Em Laguna Carapã/MS, lavouras de milho safrinha já devem registrar perda de produtividade depois de 15 dias de seca
Chuvas irregulares já interferem no potencial produtivo da safra de soja no RS mas produção ainda pode ser recorde no estado