DA REDAÇÃO: Novo Código Florestal está em vigor e lei deve ser cumprida

Publicado em 12/08/2013 13:33 e atualizado em 12/08/2013 15:30
Código Florestal: Pequenos produtores, com até quatro módulos fiscais, foram dispensados do percentual de Reserva Legal previsto para as demais propriedades. Código Florestal está em vigor e Tribunal de Justiça de São Paulo já está reconhecendo. Bastará aos produtores a inscrição do CAR no momento oportuno.

O novo Código Florestal está em vigor e, segundo a lei, pequenas propriedades devem ter 5 metros de APP (Área de Preservação Permanente) na margem de rios. Além disso, não há mais a exigência de averbação de reserva legal para propriedades de até 4 módulos fiscais, com isso basta apenas o produtor se inscrever no CAR (Cadastro Ambiental Rural) quando ele estiver funcionando.

Segundo o Advogado Antônio Sodré, da ONG Brasil Verde que Alimenta, a reserva legal é apenas aquela existente em 22 julho de 2008, independente da porcentagem de área que ela representa, e as propriedades de até 4 módulos estão dispensadas de ter percentuais de reserva legal previstos para as demais propriedades.

O governo federal e o Ministério do Meio Ambiente estão trabalhando em cada estado para a implantação do CAR e dentro de algum tempo ele entrará em vigor. Assim, a partir dessa data, os produtores rurais terão 1 ano para se cadastrar.

No entanto, algumas entidades ambientais ainda pressionam para que as APP´s e as áreas de reserva legal voltem aos moldes da lei anterior, mas Sodré afirma que o novo Código Florestal está valendo e tem que ser cumprido: “O Ministério Público é um órgão importante dentro do estado democrático de direito, mas se existirem agentes públicos que estejam descumprindo a lei, os produtores devem procurar as suas associações, sindicatos ou advogados para tomar uma atitude contra uma ação ilegal de um agente público”.

No dia 8 de novembro, em Leme (SP), haverá um seminário para esclarecer sobre as dúvidas e adaptações ao novo Código Florestal em que o Advogado Antônio Sodré estará presente, assim como deputados e juristas.

Por: João Batista Olivi e Paula Rocha
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Terceira geração de família de agricultores deixa raízes no RS e parte para abrir terras em Juína, no Mato Grosso
Campeão do “Melhor História de um Agricultor” quis que sua história fosse exemplo para outras pessoas
Finalista do “Melhor História de um Agricultor” destaca honra e responsabilidade de contar história da família
Em Laguna Carapã/MS, lavouras de milho safrinha já devem registrar perda de produtividade depois de 15 dias de seca
Chuvas irregulares já interferem no potencial produtivo da safra de soja no RS mas produção ainda pode ser recorde no estado