DA REDAÇÃO: Parlamentares discutem constitucionalidade da PEC 215 nesta terça-feira (13)

Publicado em 13/08/2013 14:14 e atualizado em 13/08/2013 16:49
Índios não aceitam votação para a PEC 215 e continuam fazendo manifestações em Brasília. Segundo deputado federal Osmar Serraglio, reunião desta terça-feira (13) para discutir a constitucionalidade é uma audiência pública paralela com uma comissão especial, sem votação para a aprovação ou não da PEC, a fim de saber se a emenda constitucional pode ser feita.

Nesta terça-feira (13), a Câmara dos Deputados discute a constitucionalidade da PEC 215, que entre outras coisas, tira o poder da Funai de realizar demarcações de terras  e transfere para o Congresso Nacional. Na audiência pública, não haverá votação para a provação ou não da proposta, e sim saber se a emenda constitucional pode ser feita. 

O grupo de trabalho foi criado em abril pelo presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Alves, para buscar uma solução em torno da questão, após dezenas de índios terem ocupado o Plenário em manifestação contra a PEC 215. Diante do impasse, o presidente da Câmara acabou adiando a votação para o segundo semestre.

Segundo o deputado federal do PMDB-PR, Osmar Serraglio, em audiência na semana anterior, o presidente teria assumido o compromisso de colocar em pauta a votação da proposta. “O presidente sinalizou que o tempo já passou, e que nesta semana a proposta pode ser instalada. Existe uma comissão especial que irá discutir o que nós aprovamos na Comissão de Constituição e Justiça e que nós podemos legislar sobre isso”, afirma o parlamentar. 

O deputado ainda destaca que há muitos pontos na PEC 215, como a criação ou demarcação de terra indígena sem a indenização das áreas envolvidas. “Hoje, todo mundo é favor dessa medida, enfim as medidas serão sintetizadas e o mais importante é a conclusão. Já temos reservas indígenas suficientes e queremos que a constituição seja respeitada, quando se diz que a reserva é onde os indígenas habitavam em 5 de outubro de 1988”, destaca.  

Em contrapartida, indígenas de várias etnias realizaram um protesto na manhã de hoje em Brasília, em frente ao Palácio do Planalto. Entre as reivindicações do grupo é o arquivamento da PEC 215, uma vez que os índios temem que a Funai fique fora dos processos de demarcações de terras indígenas. 

“Nós entendemos que precisamos oferecer tratamento aos indígenas a manter as suas tradições, a sua cultura, mas também queremos respeito à constituição, ao direito de propriedade. Precisamos preservar aqueles que foram titulados”, ressalta Serraglio. 

Por: João Batista Olivi/Fernanda Custódio
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Terceira geração de família de agricultores deixa raízes no RS e parte para abrir terras em Juína, no Mato Grosso
Campeão do “Melhor História de um Agricultor” quis que sua história fosse exemplo para outras pessoas
Finalista do “Melhor História de um Agricultor” destaca honra e responsabilidade de contar história da família
Em Laguna Carapã/MS, lavouras de milho safrinha já devem registrar perda de produtividade depois de 15 dias de seca
Chuvas irregulares já interferem no potencial produtivo da safra de soja no RS mas produção ainda pode ser recorde no estado