DA REDAÇÃO: Na região de Buerarena (BA), mais de 30 fazendas foram invadidas por índios Tupinambás

Publicado em 14/08/2013 13:52 e atualizado em 14/08/2013 17:35
No Sul da Bahia, propriedades com cacau e gado foram invadidas por indígenas. Mais de 30 fazendas foram invadidas e a situação piorou após reintegração de posse feita na semana passada. Produtor rural relata que o Governo do Estado não toma nenhuma providência para resolver impasse.

Na região de Buerarena, sul da Bahia (BA), mais de 30 fazendas foram invadidas por índios da etnia Tupinambá na semana passada.

Os produtores foram retirados das suas propriedades, sem o direito de tirar nada do local. A produção de cacau e os gados também estão em poder dos índios nesse momento, sendo que apenas alguns produtores conseguiram retirar pertences das fazendas.

O agricultor, José Araújo, não entra na sua propriedade há 8 meses, mesmo tendo o título das terras: “A situação aqui está péssima e o governador do estado, assim como o prefeito, não tomam uma atitude para resolver a questão”.

Araújo diz que procurou a Polícia Federal para fazer uma queixa, porém, foi informado de que há ordens para os policias não irem até as fazendas e a queixa só serviria como um registro.

Foi realizado um estudo que prova que nunca existiram índios da etnia Tupinambá na região e, mesmo assim, os índios pretendem tomar 47 mil hectares de terras.

Por: João Batista Olivi e Paula Rocha
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Terceira geração de família de agricultores deixa raízes no RS e parte para abrir terras em Juína, no Mato Grosso
Campeão do “Melhor História de um Agricultor” quis que sua história fosse exemplo para outras pessoas
Finalista do “Melhor História de um Agricultor” destaca honra e responsabilidade de contar história da família
Em Laguna Carapã/MS, lavouras de milho safrinha já devem registrar perda de produtividade depois de 15 dias de seca
Chuvas irregulares já interferem no potencial produtivo da safra de soja no RS mas produção ainda pode ser recorde no estado