DA REDAÇÃO: Governo precisa criar novos mecanismos para armazenagem, diz Engenheiro Agrônomo

Publicado em 15/08/2013 14:10 e atualizado em 15/08/2013 17:37
Armazenagem: Em 2014, produção brasileira de grãos deve chegar a 200 milhões de toneladas. Em 2018, perto de 280 milhões de toneladas, com crescimento de 8% ao ano, segundo consultor de armazenagem. Nas regiões pioneiras, falta armazéns, estradas e portos necessários, a produção apresentará maior crescimento, mas os produtores estão mais descapitalizados.

Neste ano a agricultura brasileira cresceu 12%, principalmente devido ao aumento do consumo de fertilizantes. A produção de grãos do país em 2014 deverá ser em torno de 200 milhões de toneladas e em 2018 em cerca de 280 milhões de toneladas se o Brasil crescer 8% ao ano, que é o percentual histórico de crescimento. Com isso, se a armazenagem não aumentar, o país terá um déficit de 120 a 150 milhões de toneladas em 2018.

De acordo com o Engenheiro Agrônomo, Armando Portas, a produção e a produtividade brasileiras crescerão mais nas regiões pioneiras em agricultura, onde falta a maior parte dos armazéns necessários, assim como também faltam estradas e portos para escoamento da produção. Além disso, nessas regiões se encontram os agricultores menos capitalizados.

Neste ano, o governo lançou um programa de apoio à armazenagem que libera recursos aos produtores rurais. Esses recursos estão sendo buscados no BNDES e no Banco do Brasil e a demanda por novos investimentos em armazenagem está avançando. No entanto, segundo Portas, o governo deixou ao cuidado dos agricultores resolverem esse problema, mesmo porque os armazéns da Conab ainda estão sem equipamentos e não podem ser utilizados porque esse dinheiro que os agricultores já estão utilizando não chegou a esses armazéns para solucionar problemas de armazenagem onde a situação é bastante grave.

Portas afirma que o governo usou os agricultores para resolver o problema de armazenagem do país, enquanto poderia lançar mão de parcerias público-privadas ou diminuir os juros para os agricultores de regiões pioneiras, uma vez que isso já foi feito no Brasil: “A parceria público-privada foi utilizada, por exemplo, para construir estações de metrô e estádios e também é preciso criar novos mecanismos para a armazenagem no Brasil para ajudar a resolver o problema e não deixar apenas para que os agricultores resolvam”.

Por: João Batista Olivi e Paula Rocha
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Terceira geração de família de agricultores deixa raízes no RS e parte para abrir terras em Juína, no Mato Grosso
Campeão do “Melhor História de um Agricultor” quis que sua história fosse exemplo para outras pessoas
Finalista do “Melhor História de um Agricultor” destaca honra e responsabilidade de contar história da família
Em Laguna Carapã/MS, lavouras de milho safrinha já devem registrar perda de produtividade depois de 15 dias de seca
Chuvas irregulares já interferem no potencial produtivo da safra de soja no RS mas produção ainda pode ser recorde no estado