DA REDAÇÃO: MT - Colheita atinge 95% e milho safrinha permanece a céu aberto no estado

Publicado em 19/08/2013 13:31 e atualizado em 19/08/2013 16:12
Montanhas de milho permanecem a céu aberto no MT. Sociedade brasileira precisa definir o que deseja para seu futuro, pois a falta de portos e estradas pode estrangular nosso desenvolvimento. Exportação pelos portos do Norte do país é a melhor alternativa para o escoamento de grãos.

No MT, a colheita do milho safrinha já alcança 95% da área cultivada. A expectativa é que os produtores rurais colham, nesta safra, cerca de 19 milhões de toneladas do cereal. E com a falta de infraestrutura logística, montanhas de milho permanecem a céu aberto no estado.

Segundo o presidente da Aprosoja-MT, Carlos Fávaro, a situação logística precisa de uma solução urgente e a discussão precisa ser levada à sociedade brasileira. “A exportação pelos portos do Norte do país é a melhor alternativa para o escoamento de grãos”, ressalta Fávaro.

Por outro lado, o presidente também destaca a importância dos leilões de Pepro (Prêmio Equalizador Pago ao Produtor) para o escoamento da safra mato-grossense. Até o momento, em torno de 10 milhões de toneladas de milho já foram negociadas através dos leilões. 

“Se não fosse o apoio à comercialização, certamente o caos seria gigantesco. Mas precisamos exportar pelos portos do Norte do país, para ganharmos competitividade”, ratifica o presidente da Aprosoja-MT. 

Aprosoja-MT – A entidade construiu uma ala no Hospital de Câncer em Cuiabá (MT) e com o novo espaço, o hospital poderá triplicar os atendimentos. Ao todo, foram arrecadados mais de R$ 2 milhões para a obra. 

 

Por: João Batista Olivi/Fernanda Custódio
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Terceira geração de família de agricultores deixa raízes no RS e parte para abrir terras em Juína, no Mato Grosso
Campeão do “Melhor História de um Agricultor” quis que sua história fosse exemplo para outras pessoas
Finalista do “Melhor História de um Agricultor” destaca honra e responsabilidade de contar história da família
Em Laguna Carapã/MS, lavouras de milho safrinha já devem registrar perda de produtividade depois de 15 dias de seca
Chuvas irregulares já interferem no potencial produtivo da safra de soja no RS mas produção ainda pode ser recorde no estado