DA REDAÇÃO: Com especulações sobre o clima nos EUA, soja opera em alta na Bolsa de Chicago

Publicado em 19/08/2013 13:44 e atualizado em 19/08/2013 15:57
Soja: Semana começou com clima quente no meio-oeste dos EUA, com chuvas isoladas no final de semana. Situação faz preços futuros subirem forte na CBOT nesta segunda-feira (19). Previsões climáticas apontam para o aumento da temperatura nas próximas duas semanas, condição desfavorável para a safra norte-americana.

Nesta segunda-feira (19), a soja opera com cotações positivas na Bolsa de Chicago. Essas altas se devem a especulações sobre o clima nos EUA, onde as lavouras estão no final do seu desenvolvimento.

De acordo com o consultor da Safras & Mercado, Flávio França Júnior, em uma parte do cinturão produtor dos EUA está chovendo pouco e essa falta de umidade prejudica as lavouras justamente em um período crítico para definição de produtividade. Além disso, as previsões meteorológicas apontam uma temperatura acima da média nas próxima duas semanas, que, unido a escassez de chuvas, pode trazer prejuízos para a soja e também para o milho, que teve um plantio tardio.

Neste ano as lavouras de soja apresentam também um grande risco de perdas por geadas devido ao plantio tardio. Frente a essas especulações climáticas, a demanda no mercado físico norte-americano está bastante aquecida.

Nesse momento final para a definição da safra de soja nos EUA, o mercado deve fazer especulações sobre o clima até, no máximo, 4 semanas, por isso França aconselha os produtores a não segurarem o produto: “Acredito que não há porque segurar soja após esse período, já que nas próximas semanas, com as especulações climáticas e alta do dólar, os produtores terão um bom momento para vender a soja da safra velha e também para começar a comercializar a safra nova”.

Por: João Batista Olivi e Paula Rocha
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Terceira geração de família de agricultores deixa raízes no RS e parte para abrir terras em Juína, no Mato Grosso
Campeão do “Melhor História de um Agricultor” quis que sua história fosse exemplo para outras pessoas
Finalista do “Melhor História de um Agricultor” destaca honra e responsabilidade de contar história da família
Em Laguna Carapã/MS, lavouras de milho safrinha já devem registrar perda de produtividade depois de 15 dias de seca
Chuvas irregulares já interferem no potencial produtivo da safra de soja no RS mas produção ainda pode ser recorde no estado