DA REDAÇÃO: Soja – Clima irregular compromete a formação dos grãos nas lavouras norte-americanas

Publicado em 21/08/2013 13:39 e atualizado em 21/08/2013 15:51
Soja Brasil: Após acompanhar lavouras de soja em Illinois e Iowa, presidente da Aprosoja aponta que várias plantações não estão com grãos formados. Produtores norte-americanos reclamam que não vêem uma soja tão complicada há vinte anos. Condições climáticas não são favoráveis para as plantações, que tiveram atraso no início do plantio.

O projeto Soja Brasil está nos Estados Unidos para acompanhar as condições das lavouras norte-americanas na atual temporada. Pela segunda vez no país, o presidente da entidade, Glauber Silveira relata que as plantações estão inconstantes e muitas não estão com os grãos formados. 

“Quando pegamos as plantas, há vagens que não formaram o segundo ou terceiro grão. E temos que lembrar que muita soja foi plantada atrasada. Falei com um produtor que atrasou em 20 dias o plantio e ele disse que há 20 anos não vê uma safra de soja tão complicada”, afirma Silveira. 

As chuvas excessivas atrasaram o início do plantio da safra norte-americana. Em contrapartida, após a semeadura o tempo firmou e agora o clima está seco no país. As previsões climáticas apontam chuvas para esta quarta-feira, porém, até o momento as precipitações não caíram.

O presidente ainda destaca que devido a esse quadro alguns veículos de comunicação podem rever para baixo as estimativas para a safra norte-americana. “A produção será bem longe do que o projetado pelo USDA (Departamento de Agricultura dos Estados Unidos), inclusive o órgão já começou a revisar as estimativas”, diz. 

Além disso, o clima adverso nos EUA também afeta as lavouras de milho. Os primeiros levantamentos realizados por técnicos nas plantações do país indicam que a produtividade do cereal está irregular. “Está variando entre 148 sacas por hectare até 211 sacas por hectare. Mesmo o melhor milho, na ponta ele não fechou muito. E essa falta de chuvas pega o cereal em fase de enchimento de grãos”, ressalta o presidente. 

Apesar dessa situação, os produtores norte-americanos não estão preocupados, uma vez que possuem seguro agrícola, conforme sinaliza Silveira. E diante desse cenário, o presidente orienta que os produtores devem estar atentos ao desenvolvimento da safra norte-americana e ir fazendo as contas para fixar preços.  

 

Por: João Batista Olivi/Fernanda Custódio
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Terceira geração de família de agricultores deixa raízes no RS e parte para abrir terras em Juína, no Mato Grosso
Campeão do “Melhor História de um Agricultor” quis que sua história fosse exemplo para outras pessoas
Finalista do “Melhor História de um Agricultor” destaca honra e responsabilidade de contar história da família
Em Laguna Carapã/MS, lavouras de milho safrinha já devem registrar perda de produtividade depois de 15 dias de seca
Chuvas irregulares já interferem no potencial produtivo da safra de soja no RS mas produção ainda pode ser recorde no estado