DA REDAÇÃO: Em Ilhéus (BA), população enfrenta problemas com invasões indígenas

Publicado em 22/08/2013 14:15 e atualizado em 22/08/2013 17:10
Produtores se reuniram com o Secretário de Agricultura da Bahia, que foi conversar a pedido do governador para saber quais eram as demandas da população a respeito dos problemas de demarcação de terras indígenas no sul do Estado. Câmara municipal de Buerarema, aprovou um documento pedindo a suspensão dos laudos da Funai.

Nesta última quarta-feira (21), o Secretário de Agricultura da Bahia (BA) se reuniu com representantes de diversos segmentos da sociedade para saber quais são as demandas da população.

No entanto, o Diretor Financeiro da Associação dos Produtores de Ilhéus e Região, Abiel da Silva Santos, afirma que há 6 anos todos os problemas que a região vive são enviados a Secretaria de Agricultura do estado, mas nada foi feito até se chegar na situação atual, em que a própria população resolveu reagir.

“Agora não é só mais uma questão dos agricultores, é também da sociedade como um todo porque Ilhéus virou uma terra sem lei, onde o Ministério Público não atua para fazer cumprir decisões judiciais, índios mantêm invasões em propriedades que têm mandado de reintegração de posse e ameaçam os produtores e toda essa situação interfere na economia do município”, diz Abiel.

Na região, a cidade de Buerarema era uma das maiores produtoras de farinha do estado e já não produz mais nada. O comércio também acabou e o desemprego está cada vez mais acelerado. Tudo isso devido à expulsão dos produtores rurais das suas propriedades.

Com toda essa situação, na última terça-feira (20) a Câmara Municipal de Buerarema aprovou um documento para entrar com uma ação judicial pedindo a suspensão dos relatórios fraudulentos realizados na região pela Funai e também a suspensão do Ministério Público Federal de Ilhéus e Itabuna devido a omissão desse órgão frente as questões indígenas.

Brasília: Nesta última quarta-feira (21), a Ministra-chefe da Casa Civil, Gleisi Hoffmann, ligou para o Presidente da Comissão de Integração Nacional e Amazônia, Deputado Jerônimo Goergen (PP/RS), informando que pretende receber os parlamentares para discutir a questão indígena. Em função disso a Comissão não vai mais convocar a Ministra para prestar esclarecimentos na Câmara dos Deputados.

Por: Sebastião Garcia e Paula Rocha
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Terceira geração de família de agricultores deixa raízes no RS e parte para abrir terras em Juína, no Mato Grosso
Campeão do “Melhor História de um Agricultor” quis que sua história fosse exemplo para outras pessoas
Finalista do “Melhor História de um Agricultor” destaca honra e responsabilidade de contar história da família
Em Laguna Carapã/MS, lavouras de milho safrinha já devem registrar perda de produtividade depois de 15 dias de seca
Chuvas irregulares já interferem no potencial produtivo da safra de soja no RS mas produção ainda pode ser recorde no estado