DA REDAÇÃO: Com grandes estoques chineses, preços do algodão não devem subir

Publicado em 23/08/2013 13:46 e atualizado em 23/08/2013 16:58
Algodão: Tendência do mercado futuro para o algodão é permanecer entre 70 cents de dólar por libra-peso, segundo produtor. Os agricultores estão preocupados em fixar um preço mínimo maior, pois atividade algodoeira encontra incertezas para os próximos anos. Plantação exige muita infraestrutura e capital de giro.

A tendência do mercado futuro de algodão é permanecer entre 70 e 90 centavos de dólar por libra-peso, sendo que atualmente as cotações estão em torno de 81 centavos de dólar por libra-peso.

 Este ano, a produtividade média do Mato Grosso (MT) é de 270 arrobas, o que deixa uma margem de lucro de 10%. Com isso, os produtores estão preocupados em fixar um preço mínimo maior, uma vez que não se sabe como o mercado irá se comportar nos próximos anos.

O Senador Gilberto Goellner (DEM/MT), que também é produtor de algodão, afirma que quem já está na atividade dificilmente sai devido à infra-estrutura montada que requer altos custos com máquinas especializadas na colheita e também com os custos de produção, que são de R$ 5.600 por hectare.

A perspectiva dos preços subirem é pequena, já que os estoques na China estão muito grandes, com algodão para 9 meses e meio de todo o consumo mundial. O Brasil deve se preocupar porque o país consome mais de 800 mil toneladas e com a valorização do dólar a exportação está melhor para o próximo ano.

Gilberto diz que os produtores que tiverem algodão no Brasil em 2014 para pegar a entressafra ou guardar algodão desse ano para vender de janeiro até julho, quando entra a safra nova, terão boas condições de mercado.

Por: João Batista Olivi e Paula Rocha
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Terceira geração de família de agricultores deixa raízes no RS e parte para abrir terras em Juína, no Mato Grosso
Campeão do “Melhor História de um Agricultor” quis que sua história fosse exemplo para outras pessoas
Finalista do “Melhor História de um Agricultor” destaca honra e responsabilidade de contar história da família
Em Laguna Carapã/MS, lavouras de milho safrinha já devem registrar perda de produtividade depois de 15 dias de seca
Chuvas irregulares já interferem no potencial produtivo da safra de soja no RS mas produção ainda pode ser recorde no estado