DA REDAÇÃO: Áreas invadidas por índios no sul da Bahia pertencem a etnia Tupinambá de Olivença, diz Funai

Publicado em 26/08/2013 13:05 e atualizado em 26/08/2013 17:37
Brasília: Segundo Funai, área invadida no sul da Bahia já está delimitada para os índios Tupinambás. Equipe do órgão iria apurar os últimos acontecimentos in loco, mas desistiu por questões de segurança, uma vez que viatura de saúde indígena foi queimada. Ainda não se sabe quais atitudes serão tomadas a respeito da situação. Polícia Federal disse que não trata dessa questão.

Na região de Buerarema (BA), fazendas foram invadidas por índios Tupinambá de Olivença e, segundo a Funai, essa área, mais de 47 mil hectares, já é delimitada como pertencente a terra indígena dessa etnia. A delimitação desse local foi publicada no Diário Oficial da União no dia 20 de abril, com isso a Funai diz que a área pertence aos povos indígenas.

Uma equipe da Funai iria a região para apurar sobre os conflitos que estão ocorrendo, porém, de acordo com a Funai, a equipe desistiu por questões de segurança, já que uma viatura de saúde indígena teria sido queimada por manifestantes contrários a demarcação de terras indígenas. Além disso, vias também estão sendo bloqueadas pelos manifestantes.

A assessoria de comunicação do Ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, ainda não respondeu que atitudes serão tomadas nesse caso e se a Polícia Federal ou a Força Nacional serão deslocadas. A Polícia Federal em Brasília afirma que não trata dessa questão, enquanto a superintendência na Bahia diz que o assunto deve ser tratado na delegacia de Ilhéus, mas eles ainda não deram informações.

Por: João Batista Olivi e Paula Rocha
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Terceira geração de família de agricultores deixa raízes no RS e parte para abrir terras em Juína, no Mato Grosso
Campeão do “Melhor História de um Agricultor” quis que sua história fosse exemplo para outras pessoas
Finalista do “Melhor História de um Agricultor” destaca honra e responsabilidade de contar história da família
Em Laguna Carapã/MS, lavouras de milho safrinha já devem registrar perda de produtividade depois de 15 dias de seca
Chuvas irregulares já interferem no potencial produtivo da safra de soja no RS mas produção ainda pode ser recorde no estado