DA REDAÇÃO: No RS, produtores de trigo estão apreensivos com o clima

Publicado em 26/08/2013 13:05 e atualizado em 26/08/2013 15:31
Expointer: Produtor de trigo se mostra preocupado com as chuvas e o frio no Rio Grande do Sul, que são motivos de atenção nesta semana para os triticultores do estado. Maior parte das lavouras está em fase de emborrachamento, um período bastante sensível aos fenômenos da natureza.

Esta semana, o clima frio e chuvoso no Rio Grande do Sul (RS) preocupa os agricultores em relação ao andamento das lavouras de trigo, que podem ser prejudicadas.

O trigo vem se desenvolvendo de maneira favorável e, nesse momento, está na fase de emborrachamento, período crítico para a cultura. Em algumas regiões do RS, onde as lavouras foram plantadas precocemente, o frio já prejudicou a produção.

Os estoques de trigo em todo o mundo estão bastante reduzidos e a produção do RS é fundamental, já que algumas lavouras tiveram grandes perdas devido a problemas climáticos, como no Paraná (PR) e na Argentina. O Presidente da Comissão de Irrigantes da FARSUL, João Augusto Telles, afirma que a expectativa dos produtores gaúchos é grande porque eles aumentaram a área de plantio de trigo, investiram em tecnologia e a perspectiva é de uma safra com boa produtividade, caso não ocorra nenhum problema com o clima nos próximos 15 dias.

No estado já houve alguns negócios antecipados para esta safra, mas a grande maioria dos produtores está aguardando para fazer a comercialização após a colheita, uma vez que para essa cultura, diferentemente da soja e do milho, é necessário a garantia do produto com qualidade e quantidade para se realizar a comercialização.

Telles diz que no RS os preços estão entre R$ 38,00/saca e R$ 40,00/saca e que os produtores conseguirão obter uma boa renda aproveitando os preços nesse momento, mesmo com o alto custo de produção.

Por: João Batista Olivi e Paula Rocha
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Terceira geração de família de agricultores deixa raízes no RS e parte para abrir terras em Juína, no Mato Grosso
Campeão do “Melhor História de um Agricultor” quis que sua história fosse exemplo para outras pessoas
Finalista do “Melhor História de um Agricultor” destaca honra e responsabilidade de contar história da família
Em Laguna Carapã/MS, lavouras de milho safrinha já devem registrar perda de produtividade depois de 15 dias de seca
Chuvas irregulares já interferem no potencial produtivo da safra de soja no RS mas produção ainda pode ser recorde no estado