DA REDAÇÃO: Chuva ajuda a recuperar mananciais para a produção de arroz

Publicado em 26/08/2013 13:07 e atualizado em 26/08/2013 16:59
Expointer: Presidente do Irga diz que chuvas no Rio Grande do Sul não atrapalham a produção de arroz, e sim, ajudam a recuperar os mananciais. Mas se chuva entrar setembro adentro, começará a trazer problemas para o início do plantio. Ele fala também sobre a rotação de culturas com o arroz e destaca a soja e a pastagem como algumas produções viáveis para a rotação.

A chuva está mudando a programação da feira Expointer, realizada em Porto Alegre, onde algumas atrações precisaram ser canceladas. Porém, esta mesma chuva está fazendo muito bem à cultura do arroz, de acordo com Cláudio Pereira, presidente do IRGA (Instituto Riograndense do Arroz), que participa da feira. “Por enquanto a chuva não está atrapalhando, pelo contrário, ela ajuda a terminar de recuperar os mananciais. Hoje, estamos a 93% da necessidade para uma área de 1,100 milhão de hectares que queremos plantar, alguns locais isolados é que têm algum problema, como na parte litorânea da região sul”. Pereira explica, no entanto, que se a chuva continuar até meados de setembro, ela pode começar a trazer problemas para o início do plantio.

Rotação de culturas com arroz
Sobre as rotações de culturas com o arroz, uma que está se adaptando melhor e avançou muito nos últimos anos é a soja, que está com um preço bom, segundo Pereira. Com ela, está vindo a pastagem, e estamos fazendo a integração de lavoura e pecuária. “O IRGA está pesquisando intensamente os sistemas de plantio. Desenvolvemos uma máquina de plantar em camaleões, que é para defender a cultura do encharcamento, que é próprio da várzea, e também nos permitirá a irrigação. A partir daí poderemos produzir milho”.      

Por: João Batista e Fernanda Bellei
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Terceira geração de família de agricultores deixa raízes no RS e parte para abrir terras em Juína, no Mato Grosso
Campeão do “Melhor História de um Agricultor” quis que sua história fosse exemplo para outras pessoas
Finalista do “Melhor História de um Agricultor” destaca honra e responsabilidade de contar história da família
Em Laguna Carapã/MS, lavouras de milho safrinha já devem registrar perda de produtividade depois de 15 dias de seca
Chuvas irregulares já interferem no potencial produtivo da safra de soja no RS mas produção ainda pode ser recorde no estado