DA REDAÇÃO: Com especulações climáticas, soja opera em forte alta na Bolsa de Chicago

Publicado em 26/08/2013 13:27 e atualizado em 26/08/2013 16:20
Grãos: Mercado climático nos EUA faz cotações beirarem o limite de alta em Chicago. Onda de calor no meio-oeste americano em uma fase decisiva para a definição da produtividade traz novamente a expectativa para quebras.

Nesta segunda-feira (26), a soja opera em forte alta na Bolsa de Chicago devido a um movimento especulativo do mercado climático nos EUA. Existe uma onda de calor chegando ao Meio-Oeste norte-americano justamente em uma fase decisiva para a definição da produtividade da safra de soja, o que provoca essa elevação nas cotações. O milho também poderá ser prejudicado com o calor, mas em menor proporção, por isso a alta da soja é superior a dos demais grãos.

“Nesse momento acontece um movimento de especulação de qual será o novo tamanho da safra de soja dos EUA, após a redução frente a um clima mais seco na reta final da definição de produtividade”, afirma Flávio França Júnior, consultor da Safras & Mercado.

Com essa alta nas cotações em Chicago, o produtor brasileiro tem um bom momento para a fixação de preços. Hoje (26), o mercado interno já tem os melhores patamares do ano e os sojicultores podem pensar em voltar a negociar.

Segundo França, o produtor deve ficar atento e acompanhar a evolução das previsões meteorológicas nos EUA nos próximos dias: “O momento de definir a comercialização do final da safra velha e também de fixar preços para a safra nova é durante esta semana e o início da semana que vem, mas os produtores devem ficar atentos até onde essa especulação climática irá chegar”. 

Por: João Batista Olivi e Paula Rocha
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Terceira geração de família de agricultores deixa raízes no RS e parte para abrir terras em Juína, no Mato Grosso
Campeão do “Melhor História de um Agricultor” quis que sua história fosse exemplo para outras pessoas
Finalista do “Melhor História de um Agricultor” destaca honra e responsabilidade de contar história da família
Em Laguna Carapã/MS, lavouras de milho safrinha já devem registrar perda de produtividade depois de 15 dias de seca
Chuvas irregulares já interferem no potencial produtivo da safra de soja no RS mas produção ainda pode ser recorde no estado