DA REDAÇÃO: Em Ilhéus (BA), líder indígena afirma que invasões a propriedades rurais irão continuar

Publicado em 26/08/2013 19:10 e atualizado em 26/08/2013 20:21
Em Ilhéus, no sul da Bahia, líder indígena anuncia que vai continuar a invasão das propriedades até o final da semana. Moradores de Buerarema preparam-se para confronto cada vez mais violento. Força policial do governo nada faz.

No sul da Bahia (BA), desde o último sábado (24) vem ocorrendo graves conflitos entre índios e produtores rurais, após 25 fazendas terem sido invadidas. A polícia tenta resolver a situação, enquanto a Funai afirma que essas terras são indígenas e que os proprietários devem sair da área.

Nesta segunda-feira (26), um líder indígena ocupou um programa de rádio em Ilhéus e intimou os produtores rurais a deixarem as suas fazendas, alegando que as invasões irão continuar. Segundo o Presidente do Sindicato Rural de Ilhéus, Milton Andrade Júnior, as propriedades foram invadidas e as casas completamente devastadas, inclusive com famílias dormindo durando à noite e sendo abordadas com vandalismo.  

“Estamos muito preocupados porque o governador do estado, Jaques Wagner, ainda não tomou uma posição firme em relação ao nosso problema e estamos vendo uma tragédia prestes a acontecer”, afirma Milton.

A Força Nacional está na região com um contingente de 20 homens para atender uma área de mais de 40 mil hectares, o que não é suficiente. As famílias dos agricultores produzem alimentos há 100 anos no sul da Bahia e, com os conflitos, até os filhos dos produtores rurais estão com medo de ir à escola.

Milton diz que a situação é caótica e o governo faz vista grossa em relação ao problema, endossando a atitude dos índios: “O momento é de guerra e apenas quando o sangue correr o governo irá acordar e agir com responsabilidade na região”.

Por: João Batista Olivi e Paula Rocha
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Terceira geração de família de agricultores deixa raízes no RS e parte para abrir terras em Juína, no Mato Grosso
Campeão do “Melhor História de um Agricultor” quis que sua história fosse exemplo para outras pessoas
Finalista do “Melhor História de um Agricultor” destaca honra e responsabilidade de contar história da família
Em Laguna Carapã/MS, lavouras de milho safrinha já devem registrar perda de produtividade depois de 15 dias de seca
Chuvas irregulares já interferem no potencial produtivo da safra de soja no RS mas produção ainda pode ser recorde no estado