DA REDAÇÃO: Questão indígena: deputado Valdir Colatto afirma que direito de propriedade está em jogo

Publicado em 27/08/2013 14:14 e atualizado em 27/08/2013 17:08
Questão Indígena: Poder Legislativo tenta levar paz ao campo. Segundo Deputado, situação é cada vez mais grave e reunião da Frente Parlamentar da Agropecuária prioriza a discussão sobre o assunto. Deputados não abrem mão da instalação da PEC 215 no dia 4 de setembro e irão fazer uma audiência com o Presidente do STF.

Os conflitos no campo entre indígenas e produtores rurais continuam preocupando o país. Valdir Colatto, deputado federal pelo PMDB/SC, afirma que para a frente parlamentar da agropecuária, a questão indígena é a pauta número um. “Nós estamos perplexos com as posições do governo”, disse Colatto, acrescentando que o governo informou que havia suspendido as desmarcações até que fosse realizada uma nova avaliação da Embrapa e de órgãos, mas nada disso foi cumprido.

“Esta questão indígena que está aí é uma política de governo,  e é o governo que está provocando todos esses problemas.Nós agora vamos mostrar para a sociedade o que está acontecendo, convocando também as entidades. É o direito de propriedade que está em jogo e é o que estamos discutindo”. O deputado diz ainda que é favorável que “os índios tenham seu lugar ao sol” e que sejam incluídos na sociedade, mas a questão é que o direito à propriedade “não está mais existindo”. 

Por: João Batista Olivi
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Terceira geração de família de agricultores deixa raízes no RS e parte para abrir terras em Juína, no Mato Grosso
Campeão do “Melhor História de um Agricultor” quis que sua história fosse exemplo para outras pessoas
Finalista do “Melhor História de um Agricultor” destaca honra e responsabilidade de contar história da família
Em Laguna Carapã/MS, lavouras de milho safrinha já devem registrar perda de produtividade depois de 15 dias de seca
Chuvas irregulares já interferem no potencial produtivo da safra de soja no RS mas produção ainda pode ser recorde no estado