DA REDAÇÃO: Trigo - No PR, geadas desta madrugada podem ter prejudicado as lavouras ainda mais

Publicado em 28/08/2013 13:03 e atualizado em 28/08/2013 15:39
Geadas: Nesta madrugada, geadas na região Sul afetaram novamente as lavouras do Paraná (PR). 30% das lavouras estão em fase sensível a geadas, mas perdas ainda não foram contabilizadas. Nas geadas do final de julho, o estado já perdeu cerca de 1 milhão de toneladas da produção prevista.

Nesta madrugada, geadas na região Sul podem ter prejudicado as lavouras de trigo do Paraná (PR), já que 30% das plantações estão em uma fase suscetível a geadas. No entanto, esses prejuízos ainda não foram contabilizados.

De acordo com o Deral (Departamento de Economia Rural), as geadas que ocorreram no final do mês de julho proporcionaram uma quebra de 33% na safra de trigo do Paraná. Com isso, a projeção para a safra do estado caiu de 2,7 milhões de toneladas, para 1,7 milhões de toneladas.

O analista da Safras & Mercado, Élcio Bento, afirma que ainda não se sabe qual é a real perda nas lavouras do Paraná em termos de qualidade. Porém, os primeiro lotes de trigo colhidos no estado vieram com uma qualidade bastante ruim e serão utilizados para ração animal. No Rio Grande do Sul (RS), as chuvas que ocorreram nos últimos dias não são favoráveis para a produção, mas, por enquanto, o efeito climático ainda não foi tão prejudicial como no Paraná.

Com essa situação, a estimativa para a produção nacional de trigo diminuiu para 4,6 milhões de toneladas, das 6 milhões de toneladas previstas anteriormente. 

Por: João Batista Olivi e Paula Rocha
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Terceira geração de família de agricultores deixa raízes no RS e parte para abrir terras em Juína, no Mato Grosso
Campeão do “Melhor História de um Agricultor” quis que sua história fosse exemplo para outras pessoas
Finalista do “Melhor História de um Agricultor” destaca honra e responsabilidade de contar história da família
Em Laguna Carapã/MS, lavouras de milho safrinha já devem registrar perda de produtividade depois de 15 dias de seca
Chuvas irregulares já interferem no potencial produtivo da safra de soja no RS mas produção ainda pode ser recorde no estado