DA REDAÇÃO: Altos custos de produção fazem com que carne de frango no Brasil perca competitividade

Publicado em 28/08/2013 13:53 e atualizado em 28/08/2013 15:48
Frango: Grande desafio de SC é trazer grãos de outras partes do Brasil de forma eficiente, uma vez que o estado não é autossuficiente na produção de grãos. 2012 foi o primeiro ano na história do Brasil em que o país teve um crescimento negativo na produção de frango.

Santa Catarina é hoje responsável pela produção de 2,5% da carne de frango consumida no mundo. Manter essa potência competitiva é um dos desafios dos avicultores. De acordo com Luís Carlos Farias, gerente de avicultura da Aurora, vários fatores impactam a produção de “Em Santa Catarina não somos auto-suficientes nos grãos, portanto precisamos trazer esse grão de outras partes do país com eficiência. Somos impactados pela questão da logística, que hoje tem aumentado muito o frete”. 

Ele cita também as legislações trabalhista e ambiental como entraves para a produção competitiva. “Tudo isso faz com que o Brasil venha perdendo um pouco de competitividade nesse cenário internacional, fazendo até com que no último ano, que eu acho que foi a primeira vez na história, nós tivéssemos um crescimento negativo na produção de frango”. 

Segundo farias, a alta do dólar ajuda em primeiro momento, mas como o milho e o farelo de soja, usados na alimentação dos animais, são dolarizados, tudo fica equilibrado. “A gente tem um ganho inicial, mas depois fica no zero a zero”. 

Por: João Batista e Fernanda Bellei
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Terceira geração de família de agricultores deixa raízes no RS e parte para abrir terras em Juína, no Mato Grosso
Campeão do “Melhor História de um Agricultor” quis que sua história fosse exemplo para outras pessoas
Finalista do “Melhor História de um Agricultor” destaca honra e responsabilidade de contar história da família
Em Laguna Carapã/MS, lavouras de milho safrinha já devem registrar perda de produtividade depois de 15 dias de seca
Chuvas irregulares já interferem no potencial produtivo da safra de soja no RS mas produção ainda pode ser recorde no estado