DA REDAÇÃO: Criação de animais da raça Angus beneficia produtores e consumidor

Publicado em 28/08/2013 14:14 e atualizado em 28/08/2013 17:43
Angus: Raça ganhou preferência entre os criadores do Rio Grande do Sul (RS) devido à maciez. Carne fica ainda melhor quando é feito o cruzamento industrial com animais da raça nelore. Leilões de sêmen estão bastante disputados, uma vez que o touro angus não se adapta a regiões com muito calor.

A raça Angus ganhou preferência entre os criadores de boi no Rio Grande do Sul. A carne é conhecida por sua maciez e especialistas garantem que o resultado é ainda melhor quando é feito cruzamento com a raça Nelore. José Roberto Weber, presidente do Sindicato Rural de Dom Pedrito, no Rio Grande do Sul, conta que o Angus não se adapta ao calor, por isso seus leilões de sêmen estão bastante disputados, mas alguns animais já estão em Goiás e São Paulo, aclimatados às essas regiões. “Hoje a temos o maior programa de carne certificada do Brasil. E a associação brasileira de Angus busca, neste processo todo, busca sempre a melhoria do preço para o produtor”.

Weber conta que o cruzamento do Angus com o Nelore conseguiu conquistar o consumidor, pelo melhor sabor e maciez da carne e também beneficiou o produtor, pois possibilitou que ele tivesse um ganho maior na venda do produto. “Hoje não estamos conseguindo a quantidade de carne necessária para atender toda a demanda... Temos recusado alguns contratos de alguns fornecimentos por falta de produto”. Ele confirma ainda que faltam produtores para criar esta raça. 

Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Terceira geração de família de agricultores deixa raízes no RS e parte para abrir terras em Juína, no Mato Grosso
Campeão do “Melhor História de um Agricultor” quis que sua história fosse exemplo para outras pessoas
Finalista do “Melhor História de um Agricultor” destaca honra e responsabilidade de contar história da família
Em Laguna Carapã/MS, lavouras de milho safrinha já devem registrar perda de produtividade depois de 15 dias de seca
Chuvas irregulares já interferem no potencial produtivo da safra de soja no RS mas produção ainda pode ser recorde no estado