DA REDAÇÃO: Preço médio do leite pago ao produtor sobe 3,2% em agosto

Publicado em 02/09/2013 11:35 e atualizado em 02/09/2013 12:26
Leite: preço médio pago ao produtor sobe 3% em agosto, mesmo com aumento da oferta em várias regiões. Já para o próximo pagamento, a tendência é de estabilidade nas cotações.

Na última semana, a Scot Consultoria divulgou um relatório identificando um aumento na média nacional do preço do leite pago ao produtor.

Segundo Rafael Ribeiro, Zootecnista da Scot Consultoria, o mercado se mostrou firme no pagamento de agosto, que remunera o leite entregue em julho: “Houve um aumento de 3,2% no preço médio pago ao produtor, alcançando uma média nacional que gira em torno de 1 real por litro”.

A concorrência ditou esse aumento de preço, mas a produção já subiu de julho para agosto e a expectativa é de um aumento de 2,9%, diminuindo a pressão de oferta. Com isso, a expectativa é de estabilidade nos preços para o pagamento em setembro.

“Esses são os melhores preços já recebidos pelo produtor e chega a quase 30% acima do pagamento de agosto de 2012. O cenário este ano é bem diferente, já que, além dos preços firmes, os custos de produção também caíram e incentivaram os investimentos, principalmente na alimentação, o que colabora com a retomada da produção nas principais regiões do país”, afirma Ribeiro.

Os produtores estão investindo em curto prazo, após um ano de margens apertadas, mas os investimentos em médio e longo devem vir no próximo ano. Porém, em função dos bons preços e da diminuição dos custos de produção, os produtores devem ter uma boa rentabilidade este ano, principalmente para quem trabalha com tecnologia e consegue aumentar a sua produção por área.

Ribeiro diz que no segundo semestre deve haver um aumento expressivo na produção devido ao cenário favorável para o produtor, mas a demanda também está crescendo e deve manter o mercado firme em longo prazo. Em curto prazo deve ocorrer uma diminuição no ritmo de alta, mas os preços continuam renumerando o produtor.

Por: Aleksander Horta e Paula Rocha
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Terceira geração de família de agricultores deixa raízes no RS e parte para abrir terras em Juína, no Mato Grosso
Campeão do “Melhor História de um Agricultor” quis que sua história fosse exemplo para outras pessoas
Finalista do “Melhor História de um Agricultor” destaca honra e responsabilidade de contar história da família
Em Laguna Carapã/MS, lavouras de milho safrinha já devem registrar perda de produtividade depois de 15 dias de seca
Chuvas irregulares já interferem no potencial produtivo da safra de soja no RS mas produção ainda pode ser recorde no estado