DA REDAÇÃO: Clima – Chuvas nos EUA não deve reverter quadro de estiagem nas regiões produtoras

Publicado em 05/09/2013 14:14 e atualizado em 05/09/2013 17:52
Clima: Chuvas previstas para os EUA não devem reverter quadro de estiagem. No Brasil, nova frente fria chega à região Sul do país neste final de semana e irá provocar precipitações. Na segunda quinzena do mês, a região central do país passará por bloqueio atmosférico e temperaturas devem ficar mais altas.

As previsões climáticas indicam chuvas para o cinturão produtor de grãos dos Estados Unidos, no período de 5 a 9 de setembro. Entretanto, de acordo com a meteorologista da Somar Meteorologia, Desirée Brandt, ressalta que as precipitações serão esparsas, de baixo volume acumulado e serão insuficientes para reverter o quadro de estiagem nas regiões produtoras.

No Brasil, a frente fria que no início da semana provocou chuvas na região Sul, está no Sul da Bahia e deve reforçar as precipitações na faixa leste do nordeste do país. Os mapas apontam precipitações, para esta quinta-feira (5), entre o Norte de Goiás, Tocantins e Mato Grosso. 

Já no final de semana, uma nova frente fria deve chegar ao Sul do país e ocasionar algumas chuvas em regiões do Rio Grande do Sul e Santa Catarina. “Mas é uma frente fria fraca e deve passar mais pela costa e não há previsão de queda brusca de temperatura”, destaca a meteorologista.

No período de 12 a 18 de setembro, as precipitações fortes devem acontecer na divisa com Uruguai. Por outro lado, a região central do Brasil vai permanecer com o tempo aberto, as áreas deverão enfrentar um bloqueio atmosférico, com isso, o tempo tende a permanecer seco e as temperaturas devem subir, conforme sinaliza Desirée. 

Dois Irmãos das Missões (RS) – As chuvas deverão acontecer no final de dezembro e no decorrer de janeiro. As temperaturas devem oscilar, mas não devem ficar abaixo de 5ºC. “Então não risco de geada, porém no dia 20 de setembro teremos a passagem de uma frente fria que entrará pelo continente e pode ocasionar geadas em algumas áreas ao sul do estado”, finaliza a meteorologista.

Por: João Batista Olivi//Desirée Brandt//Fernanda Custódio
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Terceira geração de família de agricultores deixa raízes no RS e parte para abrir terras em Juína, no Mato Grosso
Campeão do “Melhor História de um Agricultor” quis que sua história fosse exemplo para outras pessoas
Finalista do “Melhor História de um Agricultor” destaca honra e responsabilidade de contar história da família
Em Laguna Carapã/MS, lavouras de milho safrinha já devem registrar perda de produtividade depois de 15 dias de seca
Chuvas irregulares já interferem no potencial produtivo da safra de soja no RS mas produção ainda pode ser recorde no estado