DA REDAÇÃO: Em Itacarambi (MG), supostos índios invadiram uma fazenda no último domingo (1)

Publicado em 06/09/2013 13:47 e atualizado em 06/09/2013 16:09
Propriedade em Itacarambi (MG) 5 mil hectares foi invadida no último domingo (1) à tarde por supostos indígenas. Fazenda está com linha telefônica desligada e tomada por carros e motos. Proprietários conseguiram uma liminar na justiça para fazer a reintegração de posse, mas foram impedidos e orientados para aguardar resposta da Funai.

No último domingo (1), uma propriedade de 5 mil hectares em Itacarambi (MG) foi invadida por supostos índios, que deram 3 dias aos proprietários para retirarem a produção agrícola e o gado do local.

No entanto, segundo a proprietária da fazenda, Helenita Arantes Cerize, eles não tem estrutura para retirar toda a produção do local. Além disso, a propriedade está cheia de carros e motos e a linha telefônica foi cortada, sendo que há cerca de 30 pessoas que vivem na fazenda, incluindo crianças, e não é possível fazer contato com elas.

Helenita diz que a Polícia Federal não toma nenhuma atitude quanto à questão e que ela havia conseguido uma liminar na justiça para retirar os supostos índios do local, porém o Procurador Geral suspendeu essa liminar, alegando que a Funai deve ser ouvida.

Enquanto isso, o conflito se alastra na fazenda, onde existe produção agrícola há 48 anos. Helenita afirma que luta contra um governo incompetente, que traz o conflito para o campo e não protege os produtores rurais.

Por: João Batista Olivi e Paula Rocha
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Terceira geração de família de agricultores deixa raízes no RS e parte para abrir terras em Juína, no Mato Grosso
Campeão do “Melhor História de um Agricultor” quis que sua história fosse exemplo para outras pessoas
Finalista do “Melhor História de um Agricultor” destaca honra e responsabilidade de contar história da família
Em Laguna Carapã/MS, lavouras de milho safrinha já devem registrar perda de produtividade depois de 15 dias de seca
Chuvas irregulares já interferem no potencial produtivo da safra de soja no RS mas produção ainda pode ser recorde no estado