DA REDAÇÃO: Safra 2013/14 – Paraná deve colher uma safra recorde de soja de 16,13 milhões de toneladas

Publicado em 09/09/2013 10:23 e atualizado em 09/09/2013 17:52
Safra 2013/14: Área cultivada com soja no PR será 3,6% maior nesta safra. Com preços mais baixos, produtores devem migrar do plantio do milho para a oleaginosa. A expectativa é que sejam colhidas 16,13 milhões de toneladas de soja no estado. Área com feijão também deve apresentar um aumento de 8%.

Os produtores rurais do Paraná já adquiriram os pacotes para a próxima safra de verão, que começa a ser cultivada na segunda quinzena do mês de setembro. Este ano, os custos estão mais altos, especialmente os insumos. E os agricultores que deixaram para comprar algum produto agora, paga mais caro em função da valorização da taxa de câmbio.

Entretanto, o economista do Deral, Marcelo Garrido, destaca que grande parte dos produtores antecipou as compras e não sofreu com os impactos do aumento cambial. Por outro lado, o primeiro levantamento realizado órgão aponta para aumento de 3,6% na área cultivada com soja no estado. Do mesmo modo, a área cultivada com feijão deve crescer 8%. 

A previsão é que na safra de verão 2013/14 sejam plantados 4,85 milhões de hectares de oleaginosa. A produção desta safra deve ultrapassar 16,13 milhões de toneladas, e pode superar em 2% a safra recorde de 2012/13, que chegou a 15,82 milhões de toneladas colhidas.

Na contramão deste cenário, a área semeada com milho deve apresentar uma redução de 19%, passando de 875 mil hectares para 710 mil hectares. O recuo é decorrente da grande safrinha brasileira, associada a projeção de safra recorde nos EUA, fatores que pressionaram negativamente as cotações do cereal. 

“Grande parte desses produtores estão migrando para o plantio da soja. E cerca 20 mil hectares serão de áreas novas, como pastagem, cana-de-açúcar e frutas, que o pessoal deve preferir semear a oleaginosa”, explica o economista.

O incremento na área de soja é decorrente dos bons preços do grão no mercado internacional e interno, conforme sinaliza Garrido. “Com as cotações valorizadas, a soja vem tomando área de milho, especialmente na primeira safra no PR. No caso do feijão, temos um problema de abastecimento no Brasil, o que fez com que a cultura registrasse ótimos para o produtor durante este ano e, consequentemente fez com que os produtores optassem por plantar o grão”, relata.

Os produtores estão capitalizados e investem em pacotes tecnológicos. Além disso, o agricultor ainda acredita em bons preços para a soja, caso o clima contribua para o bom desenvolvimento das lavouras paranaenses, segundo diz o economista.

Por: Fernanda Custódio
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Terceira geração de família de agricultores deixa raízes no RS e parte para abrir terras em Juína, no Mato Grosso
Campeão do “Melhor História de um Agricultor” quis que sua história fosse exemplo para outras pessoas
Finalista do “Melhor História de um Agricultor” destaca honra e responsabilidade de contar história da família
Em Laguna Carapã/MS, lavouras de milho safrinha já devem registrar perda de produtividade depois de 15 dias de seca
Chuvas irregulares já interferem no potencial produtivo da safra de soja no RS mas produção ainda pode ser recorde no estado