DA REDAÇÃO: Ministros do Governo Federal e parlamentares da FPA debatem questão indígena nesta terça-feira (10)

Publicado em 09/09/2013 14:18 e atualizado em 09/09/2013 16:48
Brasília: Nesta terça-feira (10) haverá uma reunião com ministros do Governo Federal com a FPA para tratar de questão indígena. Votação da MP 615, que prevê desoneração de tributos para frigoríficos, cerealistas e agroindústrias, acontece nesta segunda-feira (9). Ainda na terça-feira, a Associtrus também se reúne com Ministro da Agricultura para reivindicações do setor.

Nesta terça-feira (10), os parlamentares da FPA (Frente Parlamentar da Agropecuária) irão se reunir com o cinco ministros do Governo Federal para debater a questão indígena no país. Ainda amanhã, os representantes da Associtrus conversam com o Ministro da Agricultura, Antônio Andrade para discutir a crise no setor.

Segundo a repórter do Canal Rural, Daniela Castro, os pequenos e médios produtores de laranja são reféns de preços baixos. Então, o setor busca junto ao Governo a garantia de preço mínimo para a fruta, assim como, a renegociação das dívidas dos citricultores. 

Já nesta segunda-feira (9), deve acontecer a votação da MP 615, que prevê a desoneração de tributos para importantes segmentos do agronegócio, como frigoríficos, cerealistas e agroindústrias. 

“A votação deve acontecer em uma sessão extraordinária, já que a MP vence na próxima segunda-feira (16). E a exigência do presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), é que para a medida ser votada no senado deve chegar com 7 dias de antecedência”, explica a repórter. 

Já a reunião da Camex (Câmara de Comércio Exterior), que também será realizada nesta segunda, deve debater a questão da importação de banana do Equador. O Brasil não precisa adquirir o produtor, uma vez que é um exportador da fruta. “E lá, tem doenças que não existem aqui, mas há uma pressão por parte do governo equatoriano, que alega que na balança comercial é positiva somente ao Brasil. Agora cabe a câmara tomar uma decisão”, ressalta Daniela.

Por: João Batista Olivi/Fernanda Custódio
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Terceira geração de família de agricultores deixa raízes no RS e parte para abrir terras em Juína, no Mato Grosso
Campeão do “Melhor História de um Agricultor” quis que sua história fosse exemplo para outras pessoas
Finalista do “Melhor História de um Agricultor” destaca honra e responsabilidade de contar história da família
Em Laguna Carapã/MS, lavouras de milho safrinha já devem registrar perda de produtividade depois de 15 dias de seca
Chuvas irregulares já interferem no potencial produtivo da safra de soja no RS mas produção ainda pode ser recorde no estado