DA REDAÇÃO: Mercado internacional ainda não reage frente à medidas para cafeicultura

Publicado em 10/09/2013 13:03 e atualizado em 10/09/2013 17:06
Café: Mercado internacional ainda não reage ao anúncio dos leilões de opções da Conab. Leilões devem beneficiar, especialmente, os pequenos produtores. A retirada das 3 milhões de sacas de café do mercado, deverão dar suporte aos preços do grão.

Houve um atraso por parte do governo em adotar as medidas de apoio à cafeicultura. Porém, nesse momento, os leilões já foram definidos para os dias 13, 20 e 27 de setembro, mas ainda não se sabe qual efeito isso trará para os preços do café, uma vez que no mercado internacional as cotações ainda não reagiram porque, aparentemente, o mercado não acredita na retirada de 3 milhões de sacas.

No entanto, o Presidente da Federação dos Cafeicultores do Cerrado, Francisco Sérgio de Assis, afirma que essa retirada irá acontecer, contemplando principalmente o pequeno produtor por meio das suas cooperativas, que estão se organizando para repassar essa compra de opções.

“Essa retirada de café é muito importante para sustentar o mercado, que pode não acreditar, mas irá acontecer e, consequentemente, os preços devem ser sustentados, uma vez que houve muita chuva nas regiões produtoras do país e não existe uma grande quantidade disponível de café de boa qualidade”, diz Francisco.

O pacote do governo de apoio à cafeicultura não abrange apenas os leilões para 3 milhões de sacas, mas também mais 5 bilhões de reais que serão oferecidos ao produtor para custeio e estocagem, com isso, toda essa contemplação de medidas pode fazer com que o mercado tenha uma reação diferente de agora em diante.

Por: João Batista Olivi, Marcelo Lara e Paula Rocha
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Terceira geração de família de agricultores deixa raízes no RS e parte para abrir terras em Juína, no Mato Grosso
Campeão do “Melhor História de um Agricultor” quis que sua história fosse exemplo para outras pessoas
Finalista do “Melhor História de um Agricultor” destaca honra e responsabilidade de contar história da família
Em Laguna Carapã/MS, lavouras de milho safrinha já devem registrar perda de produtividade depois de 15 dias de seca
Chuvas irregulares já interferem no potencial produtivo da safra de soja no RS mas produção ainda pode ser recorde no estado