DA REDAÇÃO: FPA pressiona governo para instalação da PEC 215

Publicado em 10/09/2013 14:26 e atualizado em 10/09/2013 16:20
Ministro do STF não irá agilizar o julgamento dos embargos da Raposa Serra do Sol. Supremo está mais preocupado em resolver os assuntos relacionados ao Mensalão. Expectativa de instalação da PEC 215 traz mais ânimo à bancada ruralista quanto à questão das demarcações de terras indígenas.

Nesta última segunda-feira (9), parlamentares se reuniram com o Ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso, para tratar a questão indígena no país.

Segundo o Deputado Federal, Jerônimo Goergen (PP/RS), é um erro apostar que a questão indígena será solucionada pelo STF: “O Ministro está tomando conhecimento do processo, mas ele não irá acelerá-lo, principalmente porque o foco do STF nesse momento é o mensalão. Com isso, temos que trabalhar cada vez mais no aspecto do Congresso Federal, seja em relação a PEC 215, sobre a qual há uma expectativa de ser instalada hoje (10), ou em relação a regulamentação do artigo 231, que resolve o problema das demarcações de terras indígenas no Brasil.

O Ministro do STF deixou claro que no máximo em 10 dias sairá a sua decisão sobre o pedido de liminar de não instalar a PEC 215, mas ainda não se sabe qual rumo essa questão tomará, uma vez que há 15 dias o Ministro já havia garantido pela quarta vez que traria essa alteração da Funai envolvendo outros órgãos, mas isso não aconteceu.

Goergen afirma que a FPA (Frente Parlamentar da Agropecuária) continuará pressionando para que hoje (10) aconteça a instalação da PEC 215 conforme o prometido, até porque isso já vem sendo prorrogado há algum tempo.

Na próxima quarta-feira (11), parlamentares se reunirão com a Ministra-Chefe da Casa Civil, Gleisi Hoffmann, que também convocou o Ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo o Advogado-Geral da União, Luís Inácio Adams, o Ministro da Agricultura, Antonio Andrade e o Ministro do Desenvolvimento Agrário, Pepe Vargas, para decidir um rumo definitivo para a questão indígena no país.

O Deputado Federal, Jerônimo Goergen, diz que se não houver algo mais concreto por parte do governo, a FPA entrará em uma estratégia de mobilização e de fortalecimento da posição dentro do Congresso para pressionar a votação dos assuntos relacionados à questão indígena.

Por: João Batista Olivi e Paula Rocha
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Terceira geração de família de agricultores deixa raízes no RS e parte para abrir terras em Juína, no Mato Grosso
Campeão do “Melhor História de um Agricultor” quis que sua história fosse exemplo para outras pessoas
Finalista do “Melhor História de um Agricultor” destaca honra e responsabilidade de contar história da família
Em Laguna Carapã/MS, lavouras de milho safrinha já devem registrar perda de produtividade depois de 15 dias de seca
Chuvas irregulares já interferem no potencial produtivo da safra de soja no RS mas produção ainda pode ser recorde no estado