DA REDAÇÃO: Produtores estão esperançosos com liberação de defensivos para combater Helicoverpa

Publicado em 16/09/2013 13:13 e atualizado em 16/09/2013 15:08
Helicoverpa: Governo sinaliza que irá liberar defensivos para combater a praga de forma mais eficaz. Produtores se mostram esperançosos, após muitas perdas no oeste baiano por não poderem utilizar novo inseticida.

Em entrevista ao Canal Rural, a ministra-chefe da Casa Civil, Gleisi Hoffmann, sinalizou que, nos próximos dias, poderá ser liberado o decreto que autoriza o uso de defensivos contra a Helicoverpa. A decisão, bastante aguardada pelos produtores, poderá trazer melhores perspectivas para a próxima safra.

O presidente do sindicato Rural de Luis Eduardo Magalhães (BA), Vanir Kölln, está esperançoso com a possibilidade do anúncio. O oeste da Bahia foi uma das regiões que mais sofreram com o ataque da praga. "Tivemos muitas perdas por não podermos usar os defensivos e combater de forma eficaz", afirmou, em entrevista à segunda edição do Mercado & Cia., do Canal Rural.

Kölln aponta que o decreto precisa ser mais feito o mais rápido possível, pois, caso demore a sair, a Helicoverpa poderá se desenvolver junto à nova safra. Ele lembra que as perdas da safra passada custaram caro para o Brasil e para o bolso do produtor. "Espero que haja sensibilidade por parte do governo federal", declara.

Além da Helicoverpa, o presidente apontou que alguns problemas como o clima, o código florestal, a falta de infraestrutura e a logística deficitária também são alguns outros desafios presentes na rotina dos agricultores brasileiros.

Por: Kellen Severo // Izadora Pimenta
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Terceira geração de família de agricultores deixa raízes no RS e parte para abrir terras em Juína, no Mato Grosso
Campeão do “Melhor História de um Agricultor” quis que sua história fosse exemplo para outras pessoas
Finalista do “Melhor História de um Agricultor” destaca honra e responsabilidade de contar história da família
Em Laguna Carapã/MS, lavouras de milho safrinha já devem registrar perda de produtividade depois de 15 dias de seca
Chuvas irregulares já interferem no potencial produtivo da safra de soja no RS mas produção ainda pode ser recorde no estado