DA REDAÇÃO: No oeste do Paraná produtores têm prejuízo com quebra da safra de trigo

Publicado em 16/09/2013 13:19 e atualizado em 16/09/2013 15:41
Trigo: Quebra acentuada na safra do PR, em função de doenças e geadas, tiraram ganho que produtor estava prevendo. Grande maioria dos produtores não possui trigo para vender. Na próxima safra,tendência é de migração para a soja, que oferece maior rentabilidade.

No oeste do Paraná (PR) houve uma quebra bastante acentuada na safra de trigo devido a problemas climáticos, como a seca no mês de maio, posteriormente chuvas em excesso com uma grande proliferação de doenças e, por fim, cerca de 3 geadas significativas, que prejudicaram em torno de 70% da safra.

Esse cenário acabou retirando do produtor os ganhos previstos, sendo que os preços do trigo estão bons nesse momento, mas a grande maioria dos agricultores não tem produto para vender. Segundo o Diretor do Sindicato Rural de Cascavel (PR), Paulo Cezar Vallini, na região de Guarapuava e Ponta Grossa a colheita ainda deve acontecer até meados de novembro, porém no oeste do estado a quantidade de trigo com qualidade é pouco significativa.

Para a próxima safra, em função dos preços praticados para o milho atualmente, haverá uma redução na área de plantio do grão. Com isso, apenas os produtores que fazem rotação de cultura continuarão plantando milho e os demais migrarão para a soja, que hoje está mais rentável.

Na região, o plantio está previsto para ter início entre esta semana e a próxima. Vallini afirma que os produtores esperam que o clima ajude e, consequentemente, haja uma boa produtividade e rentabilidade: “Aqueles produtores que perderam com o trigo dificilmente conseguirão compensar essa perda, mas esperamos que, pelo menos, a safra de verão seja favorável”.

Por: Kellen Severo e Paula Rocha
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Terceira geração de família de agricultores deixa raízes no RS e parte para abrir terras em Juína, no Mato Grosso
Campeão do “Melhor História de um Agricultor” quis que sua história fosse exemplo para outras pessoas
Finalista do “Melhor História de um Agricultor” destaca honra e responsabilidade de contar história da família
Em Laguna Carapã/MS, lavouras de milho safrinha já devem registrar perda de produtividade depois de 15 dias de seca
Chuvas irregulares já interferem no potencial produtivo da safra de soja no RS mas produção ainda pode ser recorde no estado