DA REDAÇÃO: Na próxima quarta-feira (18), Ministro da Justiça e FPA se reunirão para tratar artigo 231 da Constituição Federal

Publicado em 16/09/2013 13:58 e atualizado em 16/09/2013 18:02
Brasília: Ministro da Justiça e FPA se reunirão na quarta-feira para criar texto de consenso a respeito da regulamentação do artigo 231 da Constituição Federal. Essa regulamentação poderá dar um freio na demarcação de terras indígenas no país. Proposta de PEC 215 é vista como pressão para atuação rápida do governo.

Na próxima quarta-feira (18), o Ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, e parlamentares da FPA (Frente Parlamentar da Agropecuária) se reunirão com o objetivo de criar um texto de consenso do Executivo e Legislativo a respeito da regulamentação do artigo 231 da Constituição Federal, que trata da questão indígena.

Ainda na próxima quarta-feira (18), a PEC 215, que prevê que o Legislativo dê a última palavra sobre demarcações de terras indígenas no país, será instalada. No entanto, o governo já afirmou que essa Proposta de Emenda a Constituição é inconstitucional, mas a FPA continua pressionando e um caminho de consenso com o governo é a regulamentação do artigo 231, que, na prática, trará o resultado desejado pelos produtores rurais, que é um freio na demarcação de terras indígenas no país. Com essa regulamentação irá ficar bastante claro quais áreas são de interesse da União e nessas áreas irá haver uma maior dificuldade para demarcação de terras indígenas.

Greve: Nesta segunda-feira (16), os Fiscais Federais Agropecuários farão uma vigília e montarão barracas em frente ao Ministério da Agricultura em Brasília (DF). Os Fiscais realizam essa operação padrão desde o dia 16 de agosto e a principal reivindicação da greve é a troca de nomes que ocorreu na Secretaria de Defesa Agropecuária e em diretorias ligadas a essa Secretaria. O argumento dos fiscais é que esses cargos deveriam ser ocupados por pessoas com conhecimento técnico, mas acabaram sendo ocupados por pessoas de indicação política. No entanto, o Ministro da Agricultura, Antonio Andrade, não sinalizou que irá rever isso.

Por: Kellen Severo e Paula Rocha
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Terceira geração de família de agricultores deixa raízes no RS e parte para abrir terras em Juína, no Mato Grosso
Campeão do “Melhor História de um Agricultor” quis que sua história fosse exemplo para outras pessoas
Finalista do “Melhor História de um Agricultor” destaca honra e responsabilidade de contar história da família
Em Laguna Carapã/MS, lavouras de milho safrinha já devem registrar perda de produtividade depois de 15 dias de seca
Chuvas irregulares já interferem no potencial produtivo da safra de soja no RS mas produção ainda pode ser recorde no estado