DA REDAÇÃO: Logística – Com safra recorde de soja e safrinha de milho, caos logístico pode chegar antes de 2014

Publicado em 17/09/2013 13:41 e atualizado em 17/09/2013 17:50
Logística: Previsão é de que caos logístico chegue antes em 2014, devido à safra recorde de soja e à grande produção de milho. A curto prazo, algumas medidas emergenciais podem ser tomadas, como a utilização de silos-bolsas e a divisão do escoamento da produção por vários portos.

Com a proximidade de mais uma safra, os produtores rurais mato-grossenses já se preocupam com a falta de infraestrutura logística. A expectativa é que o caos logístico chegue antes de 2014, devido à safra recorde de soja e também a grande safrinha de milho, que no estado ultrapassou 22 milhões de toneladas.

De acordo com o gestor do Imea (Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária), Daniel Latorraca, a safrinha do cereal exige bastante da infraestrutura logística, porém grande parte da produção deverá ser escoada quando a safra de soja chegar ao mercado. “Podemos ver de novo, o que vimos esse ano com o caos logístico”, destaca.

Diante desse cenário, o instituto busca alternativas para o problema. No longo prazo, as soluções podem demorar mais, já que é preciso que haja investimentos em estradas, ferrovias e hidrovias. Em contrapartida, no curto prazo, os produtores já utilizam o silo bag para armazenar a produção e usam outros portos, além de Paranaguá e Santos, para o escoamento da produção de grãos.

“O que nós observamos é que a safra de milho 2012/13 já está consumada. O produtor já está plantando a safra de soja e fazendo o planejamento da safrinha de milho. Os agricultores não estão desesperados para a semeadura da segunda safra do cereal, que como vimos os preços do milho estão mais baixos. Então, essa é uma oportunidade do produtor planejar melhor tanto a primeira quanto a segunda safra, pensando mais na soja do que no milho”, explica Latorraca.

Frete – Os altos valores dos fretes também preocupam os produtores. Somente na safrinha, os custos ultrapassaram o preço do produto. E no primeiro semestre de 2014, a logística deverá ficar voltada para a grande produção e exportação da soja. Frente a essa situação, o gestor orienta que os produtores que puderem devem negociar a safrinha agora, uma vez que a tendência não é de melhora nos preços para os próximos meses. 

Por: Kellen Severo// Fernanda Custódio
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Terceira geração de família de agricultores deixa raízes no RS e parte para abrir terras em Juína, no Mato Grosso
Campeão do “Melhor História de um Agricultor” quis que sua história fosse exemplo para outras pessoas
Finalista do “Melhor História de um Agricultor” destaca honra e responsabilidade de contar história da família
Em Laguna Carapã/MS, lavouras de milho safrinha já devem registrar perda de produtividade depois de 15 dias de seca
Chuvas irregulares já interferem no potencial produtivo da safra de soja no RS mas produção ainda pode ser recorde no estado