DA REDAÇÃO: Safra 2013/14 – Produtores iniciam o plantio da soja em Guaíra (PR)

Publicado em 17/09/2013 16:14 e atualizado em 17/09/2013 17:01
Safra 2013/14: Plantio da soja já começou na região de Guaíra (PR). No município, a saca do grão é negociada a R$ 63,00, valor que cobre os custos de produção. Área cultivada com a oleaginosa também deve aumentar, cerca de 10%, uma vez que os produtores tendem a migrar do plantio do milho para a soja nesta safra.

O vazio sanitário terminou no último domingo (15) em várias regiões produtoras do país. Em Guaíra (PR), os produtores rurais já deram início à semeadura da soja. A previsão é que até o momento, cerca de 5% da área destinada ao plantio da soja já tenha sido cultivada. Os agricultores ainda esperam mais chuvas para intensificar a semeadura do grão.

As previsões climáticas indicam precipitações em bons volumes para o próximo final de semana. Segundo o presidente do Sindicato Rural do município, Silvanir Rosset, os agricultores da região estão animados com o início do plantio, mas, principalmente, pelos bons preços da soja.

Em Guaíra, a saca do grão é comercializada a R$ 63,00, valor que cobre os custos de produção. “Os valores são excelentes, especialmente, para os produtores que negociaram os insumos antecipadamente. Já os que deixaram para a última hora talvez paguem mais caro, em função da valorização do dólar e a rentabilidade não seja tão boa”, explica Rosset.

Como em várias regiões produtoras do país, na cidade, os produtores rurais também devem migrar do plantio do milho para a soja. Com isso, a área destinada à semeadura da oleaginosa deve apresentar um incremento de 10%. 

“Os preços do milho estão mais baixos, então os agricultores devem migrar para a soja, que está com valores favoráveis. Então, esse é o momento de investir e ver se conseguimos uma rentabilidade”, afirma o presidente. 

Nesta safra, os produtores da região esperam colher entre 60 a 65 sacas de soja por hectare. Entretanto, o desenvolvimento da produção ainda dependerá das condições climáticas. 

Por: Fernanda Custódio
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Terceira geração de família de agricultores deixa raízes no RS e parte para abrir terras em Juína, no Mato Grosso
Campeão do “Melhor História de um Agricultor” quis que sua história fosse exemplo para outras pessoas
Finalista do “Melhor História de um Agricultor” destaca honra e responsabilidade de contar história da família
Em Laguna Carapã/MS, lavouras de milho safrinha já devem registrar perda de produtividade depois de 15 dias de seca
Chuvas irregulares já interferem no potencial produtivo da safra de soja no RS mas produção ainda pode ser recorde no estado