DA REDAÇÃO: Safra 2013/14 – Área cultivada com milho deve apresentar redução de até 20% em Guarapuava (PR)

Publicado em 18/09/2013 10:22 e atualizado em 18/09/2013 11:55
Safra 2013/14: Em Guarapuava (PR), plantio da soja deve começar no mês de outubro. Cerca de 20% da produção já foi negociada antecipadamente. O milho começou a ser semeado na semana anterior e as lavouras já foram atingidas pela geada desta quarta-feira (18). Área cultivada com o cereal deve recuar em torno de 20%.

Os produtores rurais da região de Guarapuava (PR) já deram início ao plantio da safra de verão. Com as boas chuvas no final de semana, entre 50 a 80 mm, os agricultores começaram a semeadura do milho. As lavouras recém-cultivadas foram atingidas pela geada da madrugada desta quarta-feira (18), mas os possíveis danos ainda serão avaliados.

Para o presidente do Sindicato Rural do município, Rodolpho Botelho, a geada foi de intensidade moderada, porém a expectativa é que as plantações do cereal consigam recuperar parte do potencial produtivo. Entretanto, as culturas de inverno, trigo e cevada, estão na fase reprodutiva e podem registrar prejuízos maiores.

Nesta safra, a perspectiva é que a área cultivada com o milho apresente uma redução entre 15% a 20%. Assim como em outras regiões produtoras do país, os agricultores devem migrar do plantio do cereal para a soja, devido aos bons preços do grão e os custos mais baixos.

“O produtor de milho está desanimado, na relação de troca, precisamos de três sacas de milho para equivaler a uma de soja. Com o excesso de produção do cereal no Centro-Oeste, a dificuldade de exportação, preços baixos, o mercado de soja se torna mais interessante. E com a quebra na safra norte-americana de soja, os preços da oleaginosa estão satisfatórios”, destaca o presidente.

Até o momento, em torno de 20% da produção de soja da cidade já foi negociada antecipadamente. Os agricultores conseguiram fechar contratos futuros até R$ 65,00 a saca do grão. O valor, na visão do presidente do sindicato, cobre os custos de produção e dá margem ao produtor.

“Principalmente, para os que negociaram os insumos antes. Agora, os preços estão mais altos, a semente também está mais cara e tem os custos com a mão-de-obra. O grande desafio desta safra é o planejamento da produção com qualidade, para que o agricultor consiga enfrentar as intempéries do campo e conseguir o máximo do potencial produtivo das plantas”, acredita Botelho.

As expectativas é que sejam colhidos em torno de 11 mil quilos de milho por hectare e até 4 mil no caso da soja, caso o clima seja favorável ao desenvolvimento da safra de verão, conforme sinaliza o presidente.

Por: Fernanda Custódio
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Terceira geração de família de agricultores deixa raízes no RS e parte para abrir terras em Juína, no Mato Grosso
Campeão do “Melhor História de um Agricultor” quis que sua história fosse exemplo para outras pessoas
Finalista do “Melhor História de um Agricultor” destaca honra e responsabilidade de contar história da família
Em Laguna Carapã/MS, lavouras de milho safrinha já devem registrar perda de produtividade depois de 15 dias de seca
Chuvas irregulares já interferem no potencial produtivo da safra de soja no RS mas produção ainda pode ser recorde no estado