DA REDAÇÃO: Na madrugada desta quarta-feira (18) geou no RS, mas perdas nas lavouras de trigo ainda não foram quantificadas

Publicado em 18/09/2013 12:58 e atualizado em 18/09/2013 19:08
Trigo: Lavouras do RS são atingidas por geadas na madrugada de quarta-feira (18), o que pode ocasionar em perdas de parte da produção do estado, uma vez que plantações estão em estágio de maturação. Prejuízos ainda estão sendo quantificados. Preços do cereal no estado estão em patamares recorde e, se perdas forem confirmadas, poderão subir ainda mais.

Na madrugada desta quarta-feira (18), geou no Rio Grande do Sul (RS), porém em algumas áreas essa geada foi mais leve e pode não ter trazido tantos prejuízos.

Segundo o Presidente da Comissão de Irrigantes da FARSUL, João Augusto Telles, na região de Porto Alegre há lavouras mais adiantadas, na fase de enchimentos de grãos e outras em fase de florescimento, mas o tamanho do prejuízo ainda não foi quantificado e os produtores devem esperar mais alguns dias para calcular as perdas.

Os agricultores da região estão apreensivos com a conseqüência das geadas, uma vez que o trigo vive um bom momento de preços e o RS esperava uma alta produtividade. As geadas se concentraram mais nas baixadas e deram um alerta aos produtores rurais, que ainda não sabem o volume de perdas nas lavouras.

Telles afirma que os agricultores estão torcendo para que as perdas não tenham sido muito grandes e para que eles possam recuperar a qualidade do trigo, sendo recompensados com bons preços.

Por: Kellen Severo e Paula Rocha
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Terceira geração de família de agricultores deixa raízes no RS e parte para abrir terras em Juína, no Mato Grosso
Campeão do “Melhor História de um Agricultor” quis que sua história fosse exemplo para outras pessoas
Finalista do “Melhor História de um Agricultor” destaca honra e responsabilidade de contar história da família
Em Laguna Carapã/MS, lavouras de milho safrinha já devem registrar perda de produtividade depois de 15 dias de seca
Chuvas irregulares já interferem no potencial produtivo da safra de soja no RS mas produção ainda pode ser recorde no estado