DA REDAÇÃO: Sul do Brasil passa a se preocupar com grande volume de chuvas

Publicado em 19/09/2013 13:45 e atualizado em 19/09/2013 16:28
Clima: Região Sul não teve geadas na madrugada desta quinta-feira (20). Tendência para o final de semana é de chuvas, que serão benéficas para a umidade do solo, mas que, em grande volume, poderão gerar transtornos como inundações e desabamento de terras.

Depois de enfrentar as geadas da madrugada da última quarta-feira (18), o Sul do Brasil passa a se preocupar com as chuvas, que chegam trazidas por uma frente fria. A madrugada desta quinta-feira (19) não foi tão fria e a temperatura deve voltar a subir na região.

As chuvas do Sul, que podem chegar até a 200mm, trazem grande preocupação quanto à possibilidade de inundações e deslizamento de terra.

A frente fria segue para a altura da costa do Sudeste, mas as chuvas no Sudeste e no Centro-Oeste ainda têm pouco volume e são mal distribuídas. Antes da frente fria no Sudeste, no entanto, irá fazer calor, o que irá ocasionar em temporais.

Apesar do início da primavera ser apenas no próximo dia 22, a meteorologista Desirée Brandt, em entrevista à segunda edição do Mercado & Cia., do Canal Rural, destaca que os fenômenos climáticos são característicos da estação. "É apenas uma data astronômica, porque a primavera, praticamente, já começou".

Para a semana de 26 de setembro, a região Sul recebe chuvas novamente, mas desta vez as precipitações serão mais expressivas sobre o estado do Paraná. No Rio Grande do Sul a chuva não virá em grandes quantidades, mas o solo encharcado poderá manter o risco para os problemas.

No Nordeste, as condições não mudam. As chuvas estão concentradas na faixa leste e o interior permanece seco. Até o começo de outubro, o interior possui poucas condições de receber chuvas, mas a partir do final do mês e durante todo o mês de novembro, os pingos começam a ganhar frequência na região.

Por: Kellen Severo // Izadora Pimenta
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Terceira geração de família de agricultores deixa raízes no RS e parte para abrir terras em Juína, no Mato Grosso
Campeão do “Melhor História de um Agricultor” quis que sua história fosse exemplo para outras pessoas
Finalista do “Melhor História de um Agricultor” destaca honra e responsabilidade de contar história da família
Em Laguna Carapã/MS, lavouras de milho safrinha já devem registrar perda de produtividade depois de 15 dias de seca
Chuvas irregulares já interferem no potencial produtivo da safra de soja no RS mas produção ainda pode ser recorde no estado