DA REDAÇÃO: Safra 2013/14 – Em Canarana (MT), produtor aguarda chuvas para iniciar o plantio da soja

Publicado em 23/09/2013 11:19 e atualizado em 23/09/2013 12:47
Safra 2013/14: Em Canarana (MT), produtor aguarda as chuvas para iniciar o plantio da soja. Nesta safra, área com o grão deve aumentar em torno de 10%. Até o momento, cerca de 50% da produção já foi comercializada. Agricultores estão atentos aos problemas com a helicoverpa e falta de infraestrutura logística.

Os produtores rurais de Canarana (MT) aguardam as chuvas para iniciarem o plantio da soja. A expectativa é que a semeadura da oleaginosa comece a partir do dia 15 do mês de outubro. Nesta safra, a área cultivada com ao grão deve aumentar de 197 mil hectares para 210 mil hectares, um incremento de 10%.

De acordo com o presidente do Sindicato Rural da cidade, Arlindo Cancian, as áreas de pastagens degradadas devem ser incrementadas na área destinada à agricultura. As previsões é que sejam colhidas em torno de 50 a 52 sacas de soja por hectare nesta safra. Das quais, cerca de 40% já foi negociada antecipadamente, com preço médio de R$ 50,00 a saca.

“Seria um bom valor se os defensivos não tivessem aumentado, e não tivesse a helicoverpa e os problemas com a logística. Fatores que podem prejudicar a rentabilidade dos produtores rurais nesta safra”, destaca o presidente.

Os problemas com o ataque da helicoverpa, a falta de infraestrutura logística e armazenagem seguem preocupando os produtores mato-grossenses. Além disso, o presidente sinaliza que são entraves que não tem solução em curto prazo. “Estamos trabalhando junto ao governo para tentar minimizar esses problemas, como a melhoria nas estradas, escoamento da produção pelos portos do norte do país, acredito que daqui a dois anos a situação irá melhorar para nós”, afirma. 

Por: Fernanda Custódio
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Terceira geração de família de agricultores deixa raízes no RS e parte para abrir terras em Juína, no Mato Grosso
Campeão do “Melhor História de um Agricultor” quis que sua história fosse exemplo para outras pessoas
Finalista do “Melhor História de um Agricultor” destaca honra e responsabilidade de contar história da família
Em Laguna Carapã/MS, lavouras de milho safrinha já devem registrar perda de produtividade depois de 15 dias de seca
Chuvas irregulares já interferem no potencial produtivo da safra de soja no RS mas produção ainda pode ser recorde no estado