DA REDAÇÃO: Milho – Chuvas prejudicam o plantio do milho em Erechim (RS) e algumas áreas terão que ser replantadas

Publicado em 24/09/2013 11:31 e atualizado em 24/09/2013 14:40
Safra 2013/14: Área cultivada com o milho atinge 40% na região de Erechim (RS). Com as chuvas dos últimos dias, algumas áreas estão alagadas e terão que ser replantadas. Produtividade média deve alcançar 180 sacas por hectare. No trigo, nova previsão de geada para quarta-feira (25) preocupa os produtores.

Na região de Erechim (RS), os produtores paralisaram o plantio do milho devido às chuvas em excesso. Até o momento, em torno de 40% da área já foi cultivada na localidade. E, assim como em outras regiões, os agricultores irão reduzir em 20% a área destinada ao cereal nesta safra.

O presidente do Sindicato Rural da cidade, João Picoli, explica que muitos produtores optaram em semear a soja, em função dos preços do milho. Entretanto, com as precipitações, algumas áreas ao redor do município estão alagadas e será necessário realizar o replantio.

“Cerca de 10% da área terá que ser replantada e com o alagamento iremos perder os adubos, fertilizantes, o que deve encarecer os custos de produção”, explica o presidente do sindicato rural.

A expectativa é que sejam colhidas entre 170 a 180 sacas de milho por hectare, nesta safra. Enquanto que, os preços do cereal giram em torno de R$ 23,00 a R$ 24,00, e com a produtividade média elevada deve garantir a renda dos produtores, conforme destaca Picoli.

Trigo – As adversidades climáticas também podem afetar as lavouras de trigo na região, que até o momento, apresentam boas condições. A previsão de uma nova geada, para esta quarta-feira (25), já preocupa os produtores rurais.  

“A previsão é que sejam colhidas 50 sacas de trigo por hectare, mas com a previsão de uma nova geada podemos ter prejuízos como aconteceu na safra do ano passado”, diz o presidente.

Por: Fernanda Custódio
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Terceira geração de família de agricultores deixa raízes no RS e parte para abrir terras em Juína, no Mato Grosso
Campeão do “Melhor História de um Agricultor” quis que sua história fosse exemplo para outras pessoas
Finalista do “Melhor História de um Agricultor” destaca honra e responsabilidade de contar história da família
Em Laguna Carapã/MS, lavouras de milho safrinha já devem registrar perda de produtividade depois de 15 dias de seca
Chuvas irregulares já interferem no potencial produtivo da safra de soja no RS mas produção ainda pode ser recorde no estado