DA REDAÇÃO: Agricultura de precisão pode aumentar produtividades das lavouras em 8%

Publicado em 24/09/2013 13:15 e atualizado em 24/09/2013 19:53
Agricultura de Precisão: Há 12 anos, o projeto Aquarius, com origem no Rio Grande do Sul, faz reforma e equalização dos solos com apoio da tecnologia. Resultados e benefícios obtidos já podem ser estendidos a produtores de todo o Brasil, podendo melhorar índices de produtividade com economia e preservação do meio ambiente.

Há 13 anos o projeto Aquarius, que tem origem na região noroeste do Rio Grande do Sul (RS), promove a reforma e equalização dos solos por meio de pesquisas com o apoio da tecnologia.

“Quando iniciamos o projeto no ano de 2000 tínhamos poucas ferramentas, mas, atualmente, se acumulou muita experiência. A nossa indústria de máquinas agrícolas incorporou essas tecnologias e durante o Segundo Congresso de Agricultura e Precisão em Não-Me-Toque (RS) teremos uma amostra de todas as máquinas e novas tecnologias que estão sendo ofertadas aos produtores para se obter uma produtividade elevada com economia e preservação do meio ambiente, que sãos os 3 pilares da agricultura de precisão”, afirma Telmo Amado, Professor da Universidade Federal de Santa Maria (RS) e um dos idealizadores do projeto Aquarius.

A agricultura de precisão foi introduzida no Brasil pela área de fertilização, uma vez que os solos brasileiros são pobres se comparados aos europeus, norte-americanos e argentinos. Durante o evento em Não-Me-Toque serão abordadas duas áreas em que a agricultura de precisão se desenvolveu recentemente. Uma delas é a semeadura precisa, na qual há um melhor arranjo das plantas nas lavouras, diminuindo os erros e proporcionando um aumento na produtividade na ordem de 6% a 8%. Segundo Telmo, essa área tem despertado o interesse de agricultores em todo o país e nos próximos anos irá haver uma grande revolução nesse sentido.

Outra área que será bastante debatida durante o evento é a pulverização precisa, na qual se consegue diminuir em até 8% o erro na aplicação de agroquímicos. Com isso, frente aos problemas de pragas e doenças em todo o Brasil, é possível enfrentar esse desafio preservando o meio ambiente por meio da agricultura de precisão.

Por: João Batista Olivi e Paula Rocha
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Terceira geração de família de agricultores deixa raízes no RS e parte para abrir terras em Juína, no Mato Grosso
Campeão do “Melhor História de um Agricultor” quis que sua história fosse exemplo para outras pessoas
Finalista do “Melhor História de um Agricultor” destaca honra e responsabilidade de contar história da família
Em Laguna Carapã/MS, lavouras de milho safrinha já devem registrar perda de produtividade depois de 15 dias de seca
Chuvas irregulares já interferem no potencial produtivo da safra de soja no RS mas produção ainda pode ser recorde no estado