DA REDAÇÃO: No MT produtores aguardam chuvas para início do plantio de soja

Publicado em 24/09/2013 14:21 e atualizado em 24/09/2013 16:27
Soja: Produtores do MT devem aguardar por período de chuvas mais fortes para iniciar o plantio da nova safra e garantir melhores resultados. Sojicultores que já iniciaram a semeadura têm optado pela tecnologia da irrigação, porém, maior parte dos agricultores deverão esperar por cerca de 80 mm de precipitações para iniciar trabalhos de campo.

A soja que brota em Mato Grosso (MT) nesse momento é aquela plantada onde há estrutura de irrigação. Em Vera, no norte do estado, uma propriedade rural conta com dois pivôs centrais que cobrem uma área de 320 hectares. A semeadura realizada a menos de 5 dias sobre a resteva de feijão é regada a cada 48h garantindo 8mm de água no solo até o surgimento das primeiras folhas.

O gerente da fazenda, Cláudio Vicari, afirma que sem os pivôs o plantio não seria possível, já que o clima é bastante seco. Porém, a maioria dos produtores do estado irá esperar pela chuva, mas, até o momento, as chuvas que ocorreram na região de Sorriso desde o início do mês foram fracas e esparsas e os produtores aguardam pelo menos 80mm de precipitações para garantir a umidade do solo durante o plantio.

O funcionário de outra fazenda da região, Ivanir Paniz, diz que este ano nos 2.800 hectares destinados a cultura o ritmo de plantio será lento para evitar perdas na época da colheita e garantir o rendimento de 54 sacas por hectare, uma vez que em 2012 muita soja apodreceu devido ao plantio realizado com rapidez.

Segundo o Presidente do Sindicato Rural de Sorriso, Laércio Pedro Lenz, não há necessidade de apressar o plantio para fazer a safrinha de milho no início de 2014, já que existem excedentes do grão em todo o estado e é mais vantajoso para o produtor aguardar pelas chuvas e fazer uma boa safra de soja.

Por: Sebastião Garcia, Eduardo Silva e Paula Rocha
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Terceira geração de família de agricultores deixa raízes no RS e parte para abrir terras em Juína, no Mato Grosso
Campeão do “Melhor História de um Agricultor” quis que sua história fosse exemplo para outras pessoas
Finalista do “Melhor História de um Agricultor” destaca honra e responsabilidade de contar história da família
Em Laguna Carapã/MS, lavouras de milho safrinha já devem registrar perda de produtividade depois de 15 dias de seca
Chuvas irregulares já interferem no potencial produtivo da safra de soja no RS mas produção ainda pode ser recorde no estado