DA REDAÇÃO: Soja fecha com leves altas na CBOT, mas mercado ainda pode apresentar volatilidade esta semana

Publicado em 24/09/2013 18:58 e atualizado em 24/09/2013 20:31
Soja: Mercado que esperava melhora nas lavouras dos EUA em novo relatório do USDA, tem dia de reajuste técnico e termina em alta na Bolsa de Chicago nesta terça-feira (24). Avanço da colheita de milho deve pressionar ainda mais o mercado e trazer volatilidade aos preços nos próximos dias.

Nesta terça-feira (24), a soja fechou com leves altas na Bolsa de Chicago após o USDA ter divulgado um novo relatório de acompanhamento de safra, em que não houve melhoria nas condições das lavouras de soja dos EUA, mantendo o número de 50% das lavouras em condições boas ou excelentes.

No entanto, segundo Carlos Cogo, da Consultoria Agroeconômica, nos próximos dias o mercado irá passar por uma volatilidade em função do início da colheita norte-americana, a qual a medida que for avançando, com a presença de soja disponível no mercado físico, se tornará um fator para a estabilização das cotações e possivelmente de um recuou com um patamar próximo aos US$ 13,00/bushel.

Embora existam vários fatores de sustentação para o mercado, a entrada de uma safra sempre tem um efeito repressor nos preços. Por outro lado, sempre irão haver notícias de demanda, que está forte com a China aproveitando os preços, o que acaba sustentando as cotações e não dá espaço para uma queda acentuada nos preços.

Milho: Os preços do grão também estão pressionados com a entrada da safra dos EUA, que ainda tem uma maior produtividade se comparada a safra de soja, tanto que no relatório semanal do USDA de condição de lavouras houve um aumento de 3% nas lavouras em boas ou excelentes condições. Com isso, Cogo afirma que a pressão baixista no milho é inevitável e também se aprofundou no mercado brasileiro com o recuou em Chicago e a queda do dólar.

Por: Roberta Silveira e Paula Rocha
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Terceira geração de família de agricultores deixa raízes no RS e parte para abrir terras em Juína, no Mato Grosso
Campeão do “Melhor História de um Agricultor” quis que sua história fosse exemplo para outras pessoas
Finalista do “Melhor História de um Agricultor” destaca honra e responsabilidade de contar história da família
Em Laguna Carapã/MS, lavouras de milho safrinha já devem registrar perda de produtividade depois de 15 dias de seca
Chuvas irregulares já interferem no potencial produtivo da safra de soja no RS mas produção ainda pode ser recorde no estado