DA REDAÇÃO: Safra 2013/14 – Em Aral Moreira (MS), produtor espera as chuvas para iniciar a semeadura da soja

Publicado em 25/09/2013 10:03 e atualizado em 25/09/2013 14:31
Safra 2013/14: Em Aral Moreira (MS), o produtor aguarda as chuvas para iniciar o plantio da soja. Área cultivada deve aumentar em torno de 2% e a expectativa é que sejam colhidas, em média, 55 sacas do grão por hectare. Cerca de 20% da produção já foi negociada antecipadamente.

O vazio sanitário terminou no último dia 15 de setembro, mas os produtores rurais de Aral Moreira (MS), ainda aguardam as chuvas para iniciar o plantio da soja. As previsões climáticas apontam para precipitações para o início do mês de outubro.

Nesta safra, a área cultivada com a soja deve apresentar um incremento de 2%, totalizando 103 mil hectares semeados com o grão. Segundo o presidente do Sindicato Rural do município, Osvin Mittank, as expectativas dos produtores são boas para o início da semeadura.

As previsões é que sejam colhidas, em média, 55 sacas de soja por hectare. Além disso, cerca de 20% da produção da oleaginosa já foi comercializada antecipadamente, com preços ao redor de R$ 50,00 a saca, valor que, na visão do presidente, cobre os custos de produção.

Paralelo a esse cenário, Mittank ainda destaca que o grande desafio para o produtor rural da região será o clima. “Hoje também já temos o alerta da helicoverpa, o pessoal já está fazendo as aplicações para evitar prejuízos futuros, mas a principal dificuldade é em relação ao clima”, ratifica o presidente.

Por: Fernanda Custódio
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Terceira geração de família de agricultores deixa raízes no RS e parte para abrir terras em Juína, no Mato Grosso
Campeão do “Melhor História de um Agricultor” quis que sua história fosse exemplo para outras pessoas
Finalista do “Melhor História de um Agricultor” destaca honra e responsabilidade de contar história da família
Em Laguna Carapã/MS, lavouras de milho safrinha já devem registrar perda de produtividade depois de 15 dias de seca
Chuvas irregulares já interferem no potencial produtivo da safra de soja no RS mas produção ainda pode ser recorde no estado