DA REDAÇÃO: Incêndio em SC libera substância tóxica

Publicado em 25/09/2013 12:43 e atualizado em 25/09/2013 16:13
Incêndio: Acidente com carga de fertilizantes em Santa Catarina mantém população em estado de atenção. Corpo de Bombeiros, Polícia Militar e Defesa Civil trabalham para controlar incêndio que aconteceu no local e garantir segurança da comunidade e da população.

Em São Francisco do Sul (SC), a equipe do corpo de bombeiros tenta controlar um incêndio de grandes proporções no Terminal Marítimo da BR 282 e garantir a segurança da população juntamente com a defesa civil do estado, a secretaria de saúde do município e a polícia militar.

 Nesta última terça-feira (24), por volta das 23h, o incêndio teria iniciado em uma carga de fertilizantes de um armazém da empresa Global Logística e a situação é considerada grave porque o produto contém nitrato de potássio, uma substância tóxica. As pessoas com sintomas de intoxicação estão sendo levadas ao pronto atendimento de São Francisco do Sul.

De acordo com o Comandante do Helicóptero Águia da Polícia Militar, Major Nelson Coelho, foi realizado um levantamento prévio da área e das condições de vento e temperatura, que podem influenciar no deslocamento da coluna de fumaça: “Já houve uma modificação desse deslocamento, mas nos bairros que estariam na direção dessa coluna de fumaça foi solicitado que as pessoas fechassem as suas casas e saíssem com ordenamento do local”.

O gás tóxico liberado no incêndio pode provocar irritação na mucosa, náusea e vômito. Com isso, para prevenir a comunidade local, as pessoas estão sendo retiradas da área. Ainda não se sabe a causa do incêndio, mas, segundo Major Coelho, a preocupação no momento é extingui-lo o mais rápido possível e garantir que a população fique tranquila.

relação ao combate dessa doença com a liberação de uma nova molécula. No entanto, como essa molécula é nova deve atingir apenas cerca de 8% do mercado brasileiro. Segundo Fávaro, existem outros produtos prontos para serem liberados, mas isso precisa ocorrer com agilidade, caso contrário o cenário para a safra de soja brasileira será bastante ruim.

 

 

Confira as imagens do incêndio:

 

Fonte: 2ª Cia. do Batalhão de Aviação da Polícia Militar de Santa Catarina (SC).

Por: Sebastião Garcia e Paula Rocha
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Terceira geração de família de agricultores deixa raízes no RS e parte para abrir terras em Juína, no Mato Grosso
Campeão do “Melhor História de um Agricultor” quis que sua história fosse exemplo para outras pessoas
Finalista do “Melhor História de um Agricultor” destaca honra e responsabilidade de contar história da família
Em Laguna Carapã/MS, lavouras de milho safrinha já devem registrar perda de produtividade depois de 15 dias de seca
Chuvas irregulares já interferem no potencial produtivo da safra de soja no RS mas produção ainda pode ser recorde no estado