DA REDAÇÃO: Com aprovação da MP 619, agricultores poderão controlar helicoverpa

Publicado em 26/09/2013 13:11 e atualizado em 26/09/2013 19:17
Helicoverpa: Registro de emergência para liberar a importação de defensivos sem parecer do Ibama ou da Anvisa aguarda aprovação no Senado Federal. Produtores esperam que liberação seja feita dentro de 15 dias. Lavouras recém germinadas já começam a ser atacadas pela lagarta.

A lagarta helicoverpa pode prejudicar a safra 2013/14, uma vez que no Mato Grosso (MT) lagartas adultas já atacam a soja recém plantada. No entanto, nesta última quarta-feira (25), a Câmara dos Deputados aprovou a MP 619, a qual possui uma emenda que permite ao Ministério da Agricultura decretar a importação de defensivos em caráter emergencial para o controle de pragas, entre elas a helicoverpa.

Para Glauber Silveira, Presidente da Aprosoja Brasil, isso foi uma vitória e, nesse momento, falta apenas o Senado também aprovar essa emenda, para que ela se torne um projeto de lei. A expectativa é que isso chegue ao campo em 15 dias porque os produtores precisam dos defensivos e os parlamentares devem colaborar para que isso aconteça.

“Com essa medida o Ministério da Agricultura fica autorizado a dar o aval para a importação e aplicação dos defensivos em caso de emergência, sem que a Anvisa ou o Ibama sejam consultados”, afirma Silveira.

Quando houve a insurgência da ferrugem da soja, sem condições para fazer o controle da doença, o Brasil teve cerca de 25 bilhões de dólares em prejuízos. Silveira diz que agora os produtores poderão combater a helicoverpa com técnicas de manejo e produtos para controle.

Por: João Batista Olivi e Paula Rocha
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Terceira geração de família de agricultores deixa raízes no RS e parte para abrir terras em Juína, no Mato Grosso
Campeão do “Melhor História de um Agricultor” quis que sua história fosse exemplo para outras pessoas
Finalista do “Melhor História de um Agricultor” destaca honra e responsabilidade de contar história da família
Em Laguna Carapã/MS, lavouras de milho safrinha já devem registrar perda de produtividade depois de 15 dias de seca
Chuvas irregulares já interferem no potencial produtivo da safra de soja no RS mas produção ainda pode ser recorde no estado