DA REDAÇÃO: Soja recua na CBOT frente à pressão sazonal

Publicado em 26/09/2013 13:36 e atualizado em 26/09/2013 17:37
Soja: Preços têm leves baixas em Chicago nesta quinta (26), porém, são limitadas por conta de estoques mais baixos e da demanda expressiva, principalmente da China. Apesar de previsão de preços mais pressionados nos próximos meses por conta do avanço da colheita nos EUA, safra nova deverá ser rentável para o produtor brasileiro.

No momento, os preços da soja na Bolsa de Chicago enfrentam uma pressão sazonal de baixa devido à entrada da safra dos EUA. No entanto, o produtor brasileiro terá uma safra rentável, uma vez que os preços para o ano que vem são diferentes deste ano em relação ao dólar, que vem dando suporte às cotações no Brasil.

De acordo com o consultor de mercado, Glauco Monte, o mercado está em um período em que sazonalmente há uma pressão de venda por parte dos produtores norte-americanos, que, até 3 semanas atrás, estavam pouco vendidos e avançaram com a comercialização a partir da pressão de entrada da safra.

No entanto, há um limite para essa queda devido aos estoques mais baixos, principalmente nos EUA. Além disso, a China continua no mercado e tem demonstrado um grande apetite, o que pode dar suporte aos preços.

Glauco afirma que as primeiras sojas colhidas nos EUA tiveram rendimentos acima do esperado, mesmo as que sofreram com a seca. O clima também está um pouco mais seco, o que é favorável para a colheita, com boas janelas para o produtor avançar: “A safra norte-americana já está consolidada e deve ter uma produção em torno de 85 milhões de toneladas e, nos próximos meses, o mercado tem que avaliar a demanda”.

Após a entrada da safra norte-americana, o mercado deve focar na safra brasileira, que está começando o plantio e ainda tem muita coisa para acontecer. Segundo Glauco, os preços só ficarão mais pressionados do que nesse momento caso o Brasil tenha uma safra recorde juntamente com a consolidação da safra dos EUA.

Por: João Batista Olivi e Paula Rocha
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Terceira geração de família de agricultores deixa raízes no RS e parte para abrir terras em Juína, no Mato Grosso
Campeão do “Melhor História de um Agricultor” quis que sua história fosse exemplo para outras pessoas
Finalista do “Melhor História de um Agricultor” destaca honra e responsabilidade de contar história da família
Em Laguna Carapã/MS, lavouras de milho safrinha já devem registrar perda de produtividade depois de 15 dias de seca
Chuvas irregulares já interferem no potencial produtivo da safra de soja no RS mas produção ainda pode ser recorde no estado